Previsão climática para o próximo trimestre: veja como será a primavera

Publicado em: 27/09/2022
Compartilhe:

A primavera começa no Brasil dia 22 de setembro, e com ela vem a previsão de uma estação mais chuvosa que o normal em grande parte dos estados brasileiros. Com o início da estação das flores, inicia também os principais cultivos da safra de verão, época em que os produtores rurais ficam atentos aos prognósticos climáticos, tendo em vista o planejamento das atividades e das lavouras.

Para o período de outubro a dezembro, o Prognóstico Climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), recentemente publicado (acesse o documento na íntegra),  indica o predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Já para a região Sul, a estimativa é de que as chuvas sejam mais escassas, como resultado da ocorrência do fenômeno La Niña.

A primavera ainda é conhecida climatologicamente como uma fase de

transição entre as estações seca e chuvosa na parte central do Brasil, quando também inicia a convergência de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do

período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte centro sul da Região

Norte (Figura 1a). Já as temperaturas atingem patamares mais altos em boa parte da Região Norte, interior da Região Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil (Figura 1b).



Figura 1. Média Climatológica de precipitação (a) e temperatura média do ar (b)  para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro. Período de referência: 1981 – 2010. Fonte: INMET.

O Prognóstico Climático do Inmet ainda mostra que...

Para visualizar o conteúdo completo, torne-se usuário PREMIUM

Autor(a)

Caroline Maria Rabuscke

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR: