Mix de plantas de cobertura: região sul
Mix de plantas de cobertura: região sul Publicado em:
Para ver esta foto em uma resolução melhor, clique aqui e torne-se Premium

O uso de mix de plantas de cobertura é uma estratégia do manejo do solo que vem recebendo maior adoção e pode trazer diversos benefícios ao sistema produtivo. A associação de diferentes plantas de cobertura favorece a entrada de maior diversidade de biomassa vegetal no solo, e com isso pode promover a melhoria de diversos atributos do solo.

As espécies mais utilizadas em mix são aveia (Avena sativa), azevém(Lolium multiflorum), nabo forrageiro (Raphanus sativus) e ervilhaca (Vicia sativa). Atualmente existem tendências para o uso de milheto (Pennisetum glaucum) com crotalária (Crotalaria spp.) e trigo mourisco (Fagopyrum esculentum), além de diversas outras espécies que vem sendo estudadas.


Referências

AGEITEC – Agencia Embrapa de Informação Tecnológica. Nabo Forrageiro. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agroenergia/arvore/CONT000fbl23vn002wx5eo0sawqe38tspejq.html>. Acesso em: 10 de Fevereiro de 2020.

OSAKI, F.; Influência de diferentes níveis de nitrogênio sobre a produção de matéria seca na cultura do azevém na região metropolitana de Curitiba. Boletim técnico Iapar, n.64, p.16, Curitiba-PR, Jul de 2010.

FONTANELI, Renato Serena; DOS SANTOS, Henrique Pereira; FONTANELI, Roberto Serena. Forrageiras para integração lavoura-pecuária-floresta na região sul-brasileira. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2009. Ed. 1. 340 p. 2009.

GÖRGEN, Angela Valentini et al. Produtividade e qualidade da forragem de trigo-mourisco (Fagopyrum esculentum Moench) e de milheto (Pennisetum glaucum (L.) R. BR). 2016.

PEREIRA, Alan P. et al. Ciclagem de nutrientes por plantas de cobertura de verão. Revista de Ciências Agrárias, v. 40, n. 4, p. 120-129, 2017.

CALEGARI, A. Plantas de cobertura: Manual técnico. Londrina: IAPAR, 2016.

Autor(es)