Manejo do nitrogênio em trigo duplo-propósito

Publicado em: 21/05/2022
Compartilhe:

O trigo (Triticum aestivum L.) é oriundo do sudeste da Ásia e pertence à família Poaceae, destaca-se como um dos mais importantes cereais da economia mundial, com uma produção anual de 600 milhões de toneladas de grãos. Os principais produtores e exportadores mundiais são: União Europeia, Estados Unidos da América e China. Em contrapartida, os importadores são o Brasil, a China e a Índia. No Brasil, a Região Sul destaca-se na produção deste cereal invernal com mais de 80% do total da produção nacional.

Inicialmente o cultivo do trigo tinha como principal objetivo a produção dos grãos, sendo utilizado como matéria-prima para elaborar pães, massas e biscoitos, bem como, na fabricação de rações para animais. Devido à grande capacidade de produção de biomassa, apresentada por alguns genótipos na fase vegetativa, viu-se a possibilidade de utilizar estes genótipos para a produção da forragem e ainda produzir os grãos.

Desta forma, o trigo de duplo propósito ou de dupla aptidão, é assim designado devido a capacidade que estes genótipos possuem de serem destinados ao pastejo direto da forragem, produção de silagem, feno, pré-secado, cobertura vegetal, adubação verde, os grãos podem também ser destinados a produção de energia aos animais. Para serem considerados de dupla aptidão, as cultivares de trigo devem apresentar:

  • rápido estabelecimento no campo;

  • alto potencial de afilhamento;

  • elevada produção de massa seca por unidade de área;

  • tolerância ao pisoteio;

  • capacidade de rebrote; 

  • período vegetativo longo e fase reprodutiva curta;

  • elevada qualidade bromatológica da forragem;

  • adequado rendimento dos grãos.


Importância da adubação nitrogenada para o trigo


Autores:

Ivan Ricardo Carvalho – Professor Pós Doutor – Melhorista de Grãos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Danieli Jacoboski Hutra – Engenheira Agrônoma – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aline Danielle Novello Silva – Estudante de Graduação em Agronomia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Victor Delino Barasuol Scarton – Estudante de Graduação em Agronomia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Para visualizar o conteúdo completo, torne-se usuário PREMIUM

Autor(a)

Dr. Ivan Ricardo Carvalho

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR: