Manejo do nitrogênio em trigo duplo-propósito
Compartilhe:
O trigo (Triticum aestivum L.) é oriundo do sudeste da Ásia e pertence à família Poaceae, destaca-se como um dos mais importantes cereais da economia mundial, com uma produção anual de 600 milhões de toneladas de grãos. Os principais produtores e exportadores mundiais são: União Europeia, Estados Unidos da América e China. Em contrapartida, os importadores são o Brasil, a China e a Índia. No Brasil, a Região Sul destaca-se na produção deste cereal invernal com mais de 80% do total da produção nacional.
Inicialmente o cultivo do trigo tinha como principal objetivo a produção dos grãos, sendo utilizado como matéria-prima para elaborar pães, massas e biscoitos, bem como, na fabricação de rações para animais. Devido à grande capacidade de produção de biomassa, apresentada por alguns genótipos na fase vegetativa, viu-se a possibilidade de utilizar estes genótipos para a produção da forragem e ainda produzir os grãos.
Desta forma, o trigo de duplo propósito ou de dupla aptidão, é assim designado devido a capacidade que estes genótipos possuem de serem destinados ao pastejo direto da forragem, produção de silagem, feno, pré-secado, cobertura vegetal, adubação verde, os grãos podem também ser destinados a produção de energia aos animais. Para serem considerados de dupla aptidão, as cultivares de trigo devem apresentar:
rápido estabelecimento no campo;
alto potencial de afilhamento;
elevada produção de massa seca por unidade de área;
tolerância ao pisoteio;
capacidade de rebrote;
período vegetativo longo e fase reprodutiva curta;
elevada qualidade bromatológica da forragem;
adequado rendimento dos grãos.
Importância da adubação nitrogenada para o trigo
Autores:
Ivan Ricardo Carvalho – Professor Pós Doutor – Melhorista de Grãos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Danieli Jacoboski Hutra – Engenheira Agrônoma – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Aline Danielle Novello Silva – Estudante de Graduação em Agronomia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Victor Delino Barasuol Scarton – Estudante de Graduação em Agronomia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Para visualizar o conteúdo completo, torne-se usuário PREMIUM
Autor(a)
