Importância das leguminosas Publicado em:

Neste material, você vai conhecer um pouco mais sobre:

  • O que são leguminosas
  • Os benefícios das leguminosas de inverno para o sistema produtivo

O que são leguminosas?

As leguminosas são plantas de pequeno porte, arbustos e árvores com folhas compostas. Algumas leguminosas como soja, feijão,

As leguminosas utilizadas para adubação verde podem ser identificadas através dos legumes e das raízes. Os legumes podem ser chamados de vagens ou frutos. A raiz principal é denominada pivotante ou axial, e as ramificações das raízes são chamadas de adventícias. 

Benefícios das leguminosas de inverno ao sistema produtivo    

As leguminosas produzem grande quantidade de biomassa e, por isso, beneficiam a qualidade do solo e fornecem nutrientes ao sistema. Uma das principais vantagens de utilizar leguminosas durante o período invernal na Região Sul do Brasil está relacionada com a redução do uso de fertilizantes nitrogenados. Isso ocorre porque as leguminosas possuem capacidade de transformar o nitrogênio (N) atmosférico em formas assimiláveis de N para plantas e animais por meio da fixação biológica de nitrogênio (FBN)

A fixação de N2 em leguminosas ocorre através da associação simbiótica com bactérias denominadas rizóbios, que interagem com as raízes para formar estruturas especializadas denominadas nódulos. No nódulo, o N2 é fixado e convertido em amônia. Os melhores resultados com o cultivo de leguminosas dão-se quando seu plantio e corte são manejados de forma que o N esteja disponível quando houver maior demanda por parte da cultura de interesse. Por isso, as leguminosas também podem ser usadas durante todo o ano, em pré-plantio ou rotação de culturas, em consórcio e em faixas.

As leguminosas anuais mais utilizadas são a crotalária, o feijão-de-porco, a mucuna, o feijão-caupi e o grandu. Essas trazem diversos benefícios ao sistema (Embrapa, 2005), os quais são destacados na figura a seguir:

Figura 1. Benefícios que as leguminosas trazem ao sistema agrícola. Fonte: elaborado pela autora (2021).
Figura 1. Benefícios que as leguminosas trazem ao sistema agrícola. Fonte: elaborado pela autora (2021).

Tais benefícios estão diretamente relacionados ao elevado aporte de biomassa vegetal retornada ao solo, o que reflete em uma maior proteção ao solo, diminuindo a erosão e aumentando a retenção de água; maior disponibilidade de resíduos vegetais passíveis de serem mineralizados, aumentando a matéria orgânica, melhorando a ciclagem de nutrientes e beneficiando a produção; menor área útil para desenvolvimento de plantas espontâneas e maior diversidade de cultivos, resultando na inibição de pragas e doenças. 

REFERÊNCIAS 

EMBRAPA. Adubação verde. 2005. Disponível em: https://www.embrapa.br/documents/1355054/1527012/4a+-+folder+Aduba%C3%A7%C3%A3o+verde.pdf/6a472dad-6782-491b-8393-61fc6510bf7d. Acesso em: 17 abr. 2021.

Confira também!

Autor(es)