Ir para o conteúdo
Logo Elevagro
  • Quem Somos
  • Planos
  • Aprenda

    Cursos

    Diversos cursos dedicados ao agronegócio para aprimorar suas habilidades Saiba mais

    Trilhas

    Jornadas guiadas de aprendizado para você se especializar na sua área Saiba mais

    Plataforma de cursos

    A maior plataforma de cursos por assinatura especializada no agronegócio Saiba mais

    Veja também:

    Especialização
    Pós graduação
    Elevagro Corporate
  • Conteúdos
    Blog
    Materiais gratuitos
  • Login
Conheça a plataforma
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Login

Início / Série conservação e sustentabilidade do sistema produtivo: conceito, biodiversidade e funções do solo

  • Materiais Técnicos
  • 03/04/2022

Série conservação e sustentabilidade do sistema produtivo: conceito, biodiversidade e funções do solo

Sumário

O solo é considerado um recurso não renovável, que depende do processo de intemperismo para o seu desenvolvimento, a partir dos fatores de formação, tais como clima, organismos, material de origem, relevo e tempo. Sendo assim, o manejo realizado de maneira inadequada gera perdas de um recurso que pode demorar séculos para se formar. Sabe-se que demora cerca de 300 anos para que seja formado um cm de solo. Mas para degradá-lo é rápido: vários centímetros de solo podem ser carreados por uma única chuva, caso o solo esteja descoberto (LEPSCH, 2010) (Figura 1). 

Figura 1. Exemplo de perda de solo por erosão hídrica.

 Fonte: Daiane Dalla Nora e Marcieli Piccin

Por isso a importância de fomentar debates, estudos, cursos e afins, visando a sempre entender como podemos e devemos focar em sistemas produtivos mais sustentáveis. Tendo em vista a crescente necessidade de produzir, que se dá em função do aumento exponencial da população, é necessária a total compreensão de que a produção em larga escala não deve excluir conceitos e manejos mais adequados, visto que a completa exaustão do solo tende a gerar perdas, que podem ser econômicas, sociais ou ambientais. Isso porque o uso intensivo da terra pode causar desertificação e salinização, assim como assoreamento de rios e lagos, como consequência da necessidade da utilização de mais corretivos e adubos, a fim de manter a produtividade.

Conceito de solo

O solo pode ser definido como o material mineral e/ou orgânico não consolidado na superfície da Terra, que serve como substrato e meio natural para o crescimento e o desenvolvimento dos organismos vegetais e animais (SSSA, 1997). De acordo com Kämpf e Curi (2012), o termo solo vem do latim ‘solum’, que indica suporte, superfície, base. Esses mesmos autores definem solo como a parte superior da crosta terrestre, mais precisamente, a parte superior ao regolito. Entende-se por regolito o material solto, constituído do intemperismo da rocha. Dessa forma, o solo é formado por partículas sólidas, que podem ser de origem mineral ou orgânica, ordenadas formando a matriz do solo, que apresenta espaços porosos, os quais podem ser preenchidos por ar ou água. As proporções do material sólido, assim como dos poros, são dependentes das condições ambientais e de formação, do mesmo modo que das ações antrópicas (Figura 2) (NOVAIS; MELO, 2007).

Figura 2. Componentes gerais do solo. Fonte: Novais e Melo (2007).

Biodiversidade do solo

Além de ser formado por parte sólida, líquida e gasosa, o solo é considerado vivo, pois contém uma biodiversidade de milhares de organismos, dos mais variados tamanhos, com as mais diversas funções.

Com relação ao tamanho, podem ser classificados como macrofauna (cupins, formigas, percevejos, baratas, por exemplo), mesofauna (ácaros, colêmbolos) e microfauna (animais microscópicos, como nematoides) (LAVELLE et al., 1997; BROWN et al., 2001) (Figura 3).

Figura 3. Exemplos de macrofauna, mesofauna e microfauna. Fonte: A: Rodrigo Ferraz Ramos. Disponível em:  https://elevagro.com/foto/joaninhas-os-pequenos-grandes-aliados-das-lavouras/https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/sistema_plantio_direto/arvore/CONT000fwuzxobq02wyiv807fiqu95qsd16v.htmlhttp://repositorio.ufla.br/jspui/bitstream/1/28103/1/4cartilha%20microfauna%20site2.pdf

E as funções variam conforme o grupo, podendo ser bioturbador, detritívoro ou decompositor, fitófago e/ou predador e parasita. Com tanta diversidade e função, é inegável a importância da manutenção da saúde do solo e dessa fauna edáfica. Quanto maior a qualidade do solo, maior a biodiversidade encontrada e, com isso, maior o equilíbrio; sendo o inverso também verdadeiro. 

O solo e suas funções

De forma geral, os solos apresentam várias funções, com destaque aqui para:

  1. suporte para a vida humana e animal, pois assegura o aprovisionamento de alimentos e bioenergia (Figura 4);

  2. regulador ambiental, por ser parte integrante de vários ciclos biogeoquímicos, além de funcionar como acumulador de carbono da atmosfera;

  3. reserva de biodiversidade, por ser moradia de macro, meso e microfauna, imprescindíveis para os processos regulares; e

  4. fonte de matéria-prima (minerais, argila, areia).

Figura 4. Exemplo da função do solo – suporte para a vida e aprovisionamento de alimentos (nesse caso, o trigo, à direita). Fonte: Rodrigo Ferraz Ramos. 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Agricultura sustentável: Subsídios à elaboração da Agenda 21 brasileira. Brasília, 2000.

BROWN, G. G.; FRAGOSO, C.; BAROIS, I.; ROJAS, P.; PATRON, J. C.; BUENO, J.; MORENO, A. G.; LAVELLE, P.; ORDAZ, V.; RODRÍGUEZ, C. Diversidad y rol funcional de la macrofauna edáfica en los ecosistemas tropicales mexicanos. Acta Zoológica Mexicana: Nueva Série, Xalapa, n. especial, p. 79-110, 2001.

GOEDERT, W. J.; OLIVEIRA, S. A. Fertilidade do solo e sustentabilidade da atividade agrícola. In: NOVAIS, R. F.; ALVAREZ V. V. H.; BARROS, N. F. de; FONTES, R. L. F.; CANTARUTTI, R. B.; NEVES, J. C. L. (ed.). Fertilidade do Solo. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2007.

KÄMPF, N.; CURI, N. Conceito de solo e sua evolução histórica. In: KER, J. C.; CURI, N.; SCHAEFER, C. E. G. R.; VITAL-TORRADO, P. (ed.). Pedologia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2012.

LAVELLE, P.; BIGNELL, D.; LEPAGE, M.; WOLTERS, V.; ROGER, P.; INESON, P.; HEAL, O. W.; GHILLION, S. Soil function in a changing world: the role of invertebrate ecosystem engineers. European Journal of Soil Biology, Paris, v. 33, p. 159-193, 1997.

LEPSCH, I. F. Solos: formação e conservação. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

NOVAIS, R. F.; MELLO, J. W. V. Relação solo-planta. In: NOVAIS, R. F.; ALVAREZ V. V. H.; BARROS, N. F. de; FONTES, R. L. F.; CANTARUTTI, R. B.; NEVES, J. C. L. (ed.). Fertilidade do Solo. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2007.

SSSA – Soil Science Society of America. Glossary of Soil Science Terms. Amer Society of Agronomy, 1997.

Foto de Drª. Laís de Carvalho Vicente

Drª. Laís de Carvalho Vicente

Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Durante a graduação, foi bolsista de iniciação científica do CNPq, atuando no Laboratório de Solos, no setor de Matéria Orgânica e Manejo do Solo, na linha de pesquisa em sequestro de carbono em áreas reflorestadas na região Sudeste do Brasil. Mestre em Produção Vegetal, pela mesma Universidade, dando sequência as pesquisas iniciadas durante a graduação, incluindo análises em agregados do solo com a utilização de energia ultrassônica e determinação da origem do C pela técnica isotópica do 13C. Doutora em Produção Vegetal, analisando o sequestro de C em frações densimétricas de agregados em solos sob diferentes sistemas agroflorestais de cacau no Sul da Bahia, incluindo também análises qualitativas do C a partir de técnicas espectroscópicas, como o Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) e a Ressonância Magnética Nuclear (13C RMN).
Ver outros conteúdos deste autor

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não deixe sua carreira para depois

Experimente agora e conheça todas as funcionalidades e benefícios da plataforma Elevagro.

Conheça a plataforma

Enriqueça seu conhecimento sobre o campo

Acesse gratuitamente os materiais ricos exclusivos da Elevagro.

VEJA TAMBÉM

Bactérias fitopatogênicas: o que são e como lidar
  • Doenças
  • 27/01/2025

Bactérias fitopatogênicas: o que são, suas caracterí...

As bactérias fitopatogênicas representam um desafio significativo para a produção agrícola global. Essas bactérias podem causar doenças que afetam a...

Ver mais
Germinação de sementes: o que é e como ocorre
  • Sementes
  • 13/01/2025

Germinação de sementes: o que é e como ocorre

A semente tem a função de perpetuação e multiplicação das espécies. É o elemento principal no estabelecimento, expansão, diversificação e...

Ver mais
Tendências do agronegócio para 2025
  • Mercado, Produtividade
  • 16/12/2024

Tendências do agronegócio 2025: tudo que você precis...

Com uma previsão de aumento para 8 bilhões de pessoas no mundo em 2050, o cenário atual da agricultura exige...

Ver mais
Ver mais artigos

Expanda seu conhecimento. Explore nossos cursos do agronegócio.

Confira os cursos
Logo Elevagro
Conhecimento que transforma a produtividade do agronegócio.
  • INSTITUCIONAL
  • Quem somos
  • Perguntas frequentes
  • Termos de uso e serviços
  • Política de privacidade
  • APRENDA
  • Cursos
  • Trilhas
  • Plataforma de cursos
  • Especialização
  • Pós-graduação
  • Elevagro Corporate
  • CONTEÚDOS
  • Blog
  • Seja um criador de conteúdo
  • CONTATO
  • Fale conosco
  • relacionamento@elevagro.com
  • (51) 9 9879-4278
  • Trabalhe conosco
Logo Google
WebShare a SEO First company © Copyright - Elevagro - Todos os direitos reservados