Ir para o conteúdo
Logo Elevagro
  • Quem Somos
  • Planos
  • Aprenda

    Cursos

    Diversos cursos dedicados ao agronegócio para aprimorar suas habilidades Saiba mais

    Trilhas

    Jornadas guiadas de aprendizado para você se especializar na sua área Saiba mais

    Plataforma de cursos

    A maior plataforma de cursos por assinatura especializada no agronegócio Saiba mais

    Veja também:

    Especialização
    Pós graduação
    Elevagro Corporate
  • Conteúdos
    Blog
    Materiais gratuitos
  • Login
Conheça a plataforma
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Login

Início / Ectomicorrizas: importância, ocorrência e estruturas – Parte 2

  • Materiais Técnicos
  • 11/01/2023

Ectomicorrizas: importância, ocorrência e estruturas – Parte 2

Sumário

Na sessão anterior (disponível em: confira aqui) foi apresentada a importância, ocorrência e as principais estruturas dos fungos ectomicorrízicos. Nessa sessão serão vistos mais detalhes sobre a estrutura, e o lado economicamente promissor das trufas. 

A estrutura

As ectomicorrizas podem viver saprofiticamente no solo e por isso é possível cultivá-las em meio de cultura e manter no laboratório. Em condições adequadas, as ectomicorrizas estabelecem relação mutualística com alguns tipos de plantas, e em alguns casos podem ocorrer os espocarpos (cogumelos).

O cogumelo é considerado a estrutura reprodutiva macroscópica das ectomicorrizas. Como visto anteriormente, esse é composto por estruturas que ficam acima e abaixo do solo. Acima do solo encontram-se o píleo, o himénio, o anel e o estipe e abaixo do solo estão a volva e o micélio (conjunto de hifas) (Figura 1). 

Figura 1: Detalhes da estrutura reprodutiva dos fungos ectomicorrízicos (A) e Rede de Hartig em raízes de Gimnosperma e Angiosperma (B).

Adaptado de PRATES JÚNIOR et al., 2021.

A associação entre o fungo ectomicorrízico e a planta modifica a estrutura da raiz (Figura 1A). As hifas dos fungos colonizam apenas os espaços intercelulares e formam a Rede de Harting (PRATES JÚNIOR et al., 2021). Essa rede tem algumas diferenças dependendo do grupo de plantas que colonizam. Em gimnosperma a Rede de Hartig pode ocupar todo o córtex, até a endoderme. Já no caso das angiospermas, a rede de Hartig restringe-se às células da epiderme e, no máximo, à primeira camada do córtex (Figura 1A). 

Funções ecológicas

Como visto na primeira parte dessa sessão, as ectomicorrizas desempenham uma função ecológica muito importante: o fornecimento de água e nutrientes minerais para as plantas colonizadas. No entanto, uma outra possibilidade foi descoberta para as ectomicorrizas.

Em 2016 o pesquisador Marcelo Sulzbacher encontrou em pomares de nogueira-pecã de Santa Maria e Cachoeira do Sul uma espécie comestível de fungo, a Tuber Floridanum (https://www.ufsm.br/2016/11/01/%E2%80%8Bpesquisadores-da-ufsm-encontram-trufas-raras-no-centro-do-rs/https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/produtos-ingredientes/trufa-brasileira-existe-nao-pode-ser-consumida/). Essa descoberta possibilita a comercialização desse produto pelos produtores de noz-pecã, agregando valor à propriedade, e seu uso na gastronomia. Em outros locais do mundo, como na Eslovênia, espécies de Tuber são consideradas iguarias e muito utilizadas em tempo em pratos culinários.

REFERÊNCIAS

PRATES JÚNIOR et al. Micorrizas: conceitos, metodologias e aplicações. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Regional Leste, 2021.

Foto de Me. Lisiane Sobucki

Me. Lisiane Sobucki

Ver outros conteúdos deste autor

2 respostas

  1. Avatar marcioMG disse:
    02/10/2024 às 03:52

    colocação de vegetais e troncos galhos melhoram a biota da terra é isso

    Responder
    1. Caroline Rabuscke Caroline Rabuscke disse:
      03/10/2024 às 08:55

      Olá Marcio, tudo bem?
      Nesse artigo conhecemos os fungos ectomicorrízicos, que se desenvolvem no solo e em simbiose com plantas, formando como se fosse uma “extensão” do sistema radicular da planta. Dessa forma, a ectomicorriza fornece água e nutrientes minerais para as plantas colonizadas, sendo um aliado importante para a planta.
      As micorrizas podem ser introduzidas em grandes áreas através da inoculação. Mas sim, a adição de resíduos vegetais ao solo contribui para o aumento da matéria orgânica do solo e favorece a microbiota do solo em geral.
      Sugiro as leituas destes artigos que abordam o universo do microbioma do solo:
      https://elevagro.com/blog/microbiota-do-solo/
      https://elevagro.com/blog/como-a-microbiota-do-solo-atua-no-sequestro-de-carbono-e-a-sua-importancia-para-o-produtor-agricola/
      https://elevagro.com/blog/webinar-como-usar-a-microbiota-para-aumentar-a-fertilidade-do-solo-resumo-dos-melhores-momentos/
      Espero que eu tenha ajudado!
      Abraços!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não deixe sua carreira para depois

Experimente agora e conheça todas as funcionalidades e benefícios da plataforma Elevagro.

Conheça a plataforma

Enriqueça seu conhecimento sobre o campo

Acesse gratuitamente os materiais ricos exclusivos da Elevagro.

VEJA TAMBÉM

Bactérias fitopatogênicas: o que são e como lidar
  • Doenças
  • 27/01/2025

Bactérias fitopatogênicas: o que são, suas caracterí...

As bactérias fitopatogênicas representam um desafio significativo para a produção agrícola global. Essas bactérias podem causar doenças que afetam a...

Ver mais
Germinação de sementes: o que é e como ocorre
  • Sementes
  • 13/01/2025

Germinação de sementes: o que é e como ocorre

A semente tem a função de perpetuação e multiplicação das espécies. É o elemento principal no estabelecimento, expansão, diversificação e...

Ver mais
Tendências do agronegócio para 2025
  • Mercado, Produtividade
  • 16/12/2024

Tendências do agronegócio 2025: tudo que você precis...

Com uma previsão de aumento para 8 bilhões de pessoas no mundo em 2050, o cenário atual da agricultura exige...

Ver mais
Ver mais artigos

Expanda seu conhecimento. Explore nossos cursos do agronegócio.

Confira os cursos
Logo Elevagro
Conhecimento que transforma a produtividade do agronegócio.
  • INSTITUCIONAL
  • Quem somos
  • Perguntas frequentes
  • Termos de uso e serviços
  • Política de privacidade
  • APRENDA
  • Cursos
  • Trilhas
  • Plataforma de cursos
  • Especialização
  • Pós-graduação
  • Elevagro Corporate
  • CONTEÚDOS
  • Blog
  • Seja um criador de conteúdo
  • CONTATO
  • Fale conosco
  • relacionamento@elevagro.com
  • (51) 9 9879-4278
  • Trabalhe conosco
Logo Google
WebShare a SEO First company © Copyright - Elevagro - Todos os direitos reservados