Ir para o conteúdo
Logo Elevagro
  • Quem Somos
  • Especialistas
  • Planos
  • Aprenda

    Cursos

    Diversos cursos dedicados ao agronegócio para aprimorar suas habilidades Saiba mais

    Trilhas

    Jornadas guiadas de aprendizado para você se especializar na sua área Saiba mais

    Plataforma de cursos

    A maior plataforma de cursos por assinatura especializada no agronegócio Saiba mais

    Veja também:

    Especialização
    Pós graduação
    Elevagro Corporate
  • Conteúdos
    Blog
    Materiais gratuitos
  • Login
Conheça a plataforma
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Login

Início / Por que usar plantas de cobertura do solo?

  • Materiais Técnicos
  • 17/02/2022

Por que usar plantas de cobertura do solo?

Sumário

Neste material você vai entender um pouco mais sobre:

  •  Importância do solo para manutenção da vida;
  •  Influência de plantas de cobertura sobre as características do solo;
  •  Espécies de plantas de cobertura utilizadas;
  •  Características do Sistema Plantio Direto.

A importância do solo

O solo é um recurso de extrema importância para a sobrevivência da nossa espécie: apresenta influência na qualidade da água; possui papel fundamental na ciclagem de nutrientes; é o habitat de uma grande diversidade de organismos; serve como base para edifícios, estradas e ainda sustenta o crescimento e a produção das plantas, base da nossa alimentação (Coelho et al. 2013). Desta forma, a preservação deste recurso se torna fundamental para a manutenção da vida.

Nas propriedades rurais práticas e manejos de solo podem ser adotados para manter ou aumentar a qualidade dos solos cultivados. Nesse sentido, a construção de um perfil é uma das formas encontradas que visa aliar o uso racional do solo com o aumento da produtividade. No entanto, esta prática passa por várias etapas e o resultado final deve ser um solo com características físicas, químicas e biológicas que possibilitem incremento da produção de maneira sustentável.

Plantas de cobertura do solo

A utilização de plantas de cobertura, por exemplo, pode ser uma alternativa economicamente viável ao produtor e com grande influência nas características do solo, podendo auxiliar na construção de um perfil adequado.

A adição de uma cultura de cobertura sobre o solo apresenta grande influência sobre a ciclagem de nutrientes; auxiliam na descompactação do solo, já que muitas apresentam sistema radicular bastante agressivo, como o nabo forrageiro (Raphanus sativus L.Canavalia ensiformis L. plantas daninhas, e algumas espécies ainda servem como base alimentar para a produção pecuária.

A adoção de culturas de cobertura também apresenta importante papel na manutenção da estrutura física do solo, evitando a exposição do solo a processos erosivos. Em geral, solos com ausência de cobertura vegetal são mais suscetíveis aos processos de erosão, podendo favorecer a ocorrência ao longo do tempo da formação de ravinas e voçorocas representando um estágio avançado de erosão do solo.

Assim, para evitar o desenvolvimento desses processos erosivos é recomendado o uso de culturas de cobertura, em especial nos períodos de entre-safra. A presença das plantas de cobertura pode evitar o processo de erosão por salpicamento (splash) provocado através do impacto direto da gota de água da chuva no solo, provocando seu desagregamento (Figura 1); minimiza a erosão laminar, que é quando ocorre o escoamento superficial da água levando a camada superficial do solo para as partes mais baixas do terreno; e ajuda na estruturação do solo através da formação de agregados estáveis através das raízes (Figura 2). 

 

<

Figura 2

Quais espécies usar?

A escolha da espécie de cobertura mais adequada ao sistema de produção deve estar de acordo com a época em que se deseja o cultivo, as condições agroclimáticas da região e o objetivo do produtor. Em geral, as culturas de cobertura devem apresentar rápido estabelecimento, possuir boa cobertura do solo, apresentar bom desenvolvimento radicular e não ser hospedeira de doenças e pragas (Lamas, 2017).

Algumas das espécies de leguminosas amplamente utilizadas são crotalária (Crotalaria spectabilis), ervilhaca (Vicia sativa), feijão de porco (Canavalia ensiformis) e guandu (Cajanus cajan). Entre as espécies de gramíneas destacam-se a aveia (Avena strigosa), azevém (Lolium multiflorum) e o centeio (Secale cereale). O nabo forrageiro (Raphanus sativus) é o grande e importante representante das crucíferas dentre as principais plantas de cobertura utilizadas.

Utilização de Mix de plantas de cobertura

Devido à baixa relação C/N (Carbono/Nitrogênio) e a consequente rápida decomposição de espécies leguminosas, muitos produtores vêm adotando a utilização de “mix” de culturas de cobertura com gramíneas, por exemplo, a fim de possibilitar alta produção forrageira e cobertura do solo por períodos mais longos decorrentes da lenta decomposição da massa seca destas ultimas (alta relação C/N), proporcionando diversidade de espécies ao sistema e um melhor manejo do solo.

Plantas de cobertura no sistema de plantio direto

As culturas mencionadas também podem ser incorporadas ao Sistema Plantio Direto (SPD). O SPD é uma alternativa que visa o aumento da produção agrícola de forma conservacionista a partir do uso racional do solo, decorrente da utilização de algumas práticas de forma simultânea: condução de uma cobertura permanente no solo, o não revolvimento do solo além da linha de semeadura e a diversificação de plantas o qual trás inúmeros benefícios ao sistema e incremento de produtividade (FEBRAPDP, 2018).

Um exemplo prático

Todos os “CASEs campeões” do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) safra 19/20 adotam práticas conservadoras em seus sistemas produtivos (CESB, 2020). Em especial, destacamos o produtor Laercio Dalla Vechia (Campeão Sul e Nacional), o qual nas últimas nove safras utilizou doze culturas e priorizou a construção de um perfil do solo (Balardin, 2020). Manejos com plantas de cobertura, diversidade de culturas e práticas conservacionistas estão intimamente relacionadas com altas produtividades.


Referências

Balardin, Ricardo. (2020) Case Campeão CESB 19/20: Região Sul/Nacional (sequeiro). Disponível em: http://www.cesbrasil.org.br/gde-case-campeao-19-20-sul-nacional/. Acesso em: 20 de julho de 2020.

Coelho, Mauricio R., Fidalgo, Elaine C., Santos, Humberto, Gonçalves dos., Brefin, Maria de L.M.S., Pérez, Daniel V. (2013) Solos: tipos, suas funções no ambiente, como se formam e sua relação com o crescimento das plantas. In: Moreira, Fatima M.S., Cares, Juvenil.E., Zanetti, Ronald., Stürmer, Sidney L. (2013) O ecossistema solo: Componentes, Relações ecológicas e Efeitos na produção vegetal. Editora UFLA, 351 páginas.

Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). (2020) Cases Campeões 19/20. Disponível em: http://www.cesbrasil.org.br/publicacoes/. Acesso em: 20 de julho de 2020.

Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP). (2018) O que é o sistema Plantio Direto? Disponível em: . Acesso em: 20 de julho de 2020.

Fernandes, J.A. (2011) Estudo da erodibilidade de solos e rochas de uma voçoroca em São Valentin, RS. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/7774/FERNANDES%2C%20JOZELIA%20ASSUNCAO.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 24 de agosto de 2020.

Fortuna, A. (2012) The Soil Biota. Nature Education Knowledge 3(10):1. Disponível em: https://www.nature.com/scitable/knowledge/library/the-soil-biota-84078125/. Acesso em: 24 de agosto de 2020.

Lamas, Fernando Mendes. (2017) Plantas de cobertura o que é isso? Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em: . Acesso em: 20 de julho de 2020.

 

Foto de Me. Nariane de Andrade

Me. Nariane de Andrade

Engenheira Agrônoma e Mestra em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Atua nas seguintes áreas: ciência do solo; biologia e microbiologia do solo; biologia molecular aplicada a biologia e microbiologia do solo; ecologia microbiana. Formação: Doutoranda em Solos e Nutrição de Plantas, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Brasil (2022 – atual). Mestranda em Ciência do Solo, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil (2020 – 2022). Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil (2014 - 2019). Técnica em Agropecuária, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Bento Gonçalves).
Ver outros conteúdos deste autor
Me. Rodrigo Ferraz Ramos

Me. Rodrigo Ferraz Ramos

Eng. Agrônomo e Me. em Ciência do Solo. Pesquisador em Nutrição de Plantas na Phytus | Staphyt Brazil.
Ver outros conteúdos deste autor

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não deixe sua carreira para depois

Experimente agora e conheça todas as funcionalidades e benefícios da plataforma Elevagro.

Conheça a plataforma

Enriqueça seu conhecimento sobre o campo

Acesse gratuitamente os materiais ricos exclusivos da Elevagro.

VEJA TAMBÉM

Educação Corporativa no Agronegócio: conheça os benefícios
  • Educação
  • 10/07/2025

Educação corporativa no agronegócio: descubra os ben...

O agronegócio mudou. O uso de novas tecnologias, as transformações no perfil dos trabalhadores do campo e as exigências do...

Ver mais
Vendas no Agro: principais lições da live com Renato Seraphim
  • Comercial, Gestão
  • 13/05/2025

Vendas no agro: veja as principais lições da live co...

No dia 24 de abril, a Elevagro promoveu a live “Vendas no Agro: desafios e estratégias“, mediada pelo nosso co-fundador...

Ver mais
Bactérias fitopatogênicas: o que são e como lidar
  • Doenças
  • 27/01/2025

Bactérias fitopatogênicas: o que são, suas caracterí...

As bactérias fitopatogênicas representam um desafio significativo para a produção agrícola global. Essas bactérias podem causar doenças que afetam a...

Ver mais
Ver mais artigos

Expanda seu conhecimento. Explore nossos cursos do agronegócio.

Confira os cursos
Logo Elevagro
Conhecimento que transforma a produtividade do agronegócio.
  • INSTITUCIONAL
  • Quem somos
  • Perguntas frequentes
  • Termos de uso e serviços
  • Política de privacidade
  • APRENDA
  • Cursos
  • Trilhas
  • Plataforma de cursos
  • Especialização
  • Pós-graduação
  • Elevagro Corporate
  • CONTEÚDOS
  • Blog
  • Seja um criador de conteúdo
  • CONTATO
  • Fale conosco
  • relacionamento@elevagro.com
  • (51) 9 9879-4278
  • Trabalhe conosco
Logo Google
WebShare a SEO First company © Copyright - Elevagro - Todos os direitos reservados