Micorrizas: o que são e qual sua importância para a agricultura? Parte II

Publicado em: 02/08/2022
Compartilhe:

Neste material você vai conhecer um pouco mais sobre:

  • Micorrizas arbusculares;
  • Práticas agrícolas benéficas.


Como favorecer as interações entre plantas e micorrizas?

As micorrizas arbusculares estão presentes em praticamente todos os ambientes terrestres (áreas agrícolas, florestas, pomares, pastagens etc.). O sucesso da interação entre plantas e micorrizas é dependente de diversos fatores como, por exemplo, condições físico-química do solo, genótipo da planta hospedeira, espécies de micorrizas presente na área, disponibilidade de recursos no solo (carbono, nutrientes, água etc.), condições climáticas, entre outros (RAMOS et al., 2022).

Em ambientes agrícolas, o sistema de plantio direto (SPD) favorece o desenvolvimento das micorrizas arbusculares. A prática de não revolvimento do solo, ou revolvimento somente na linha de semeadura, ajuda a preservar as redes de hifas em subsuperfície no solo. Além disso, a rotação de culturas no SPD favorece a manutenção de diferentes espécies de micorrizas nas áreas de cultivo. Isso ocorre porque as micorrizas arbusculares são cosmopolitas, podendo se associar a uma ampla diversidade de plantas hospedeiras, incluindo culturas anuais, plantas de coberturas e pastagens perenes. 

As condições físico-químicas do solo também são importantes para o estabelecimento da relação mutualística entre plantas e micorrizas arbusculares. Por exemplo, a associação planta-micorriza é desfavorecida quando ocorre a aplicação de grandes quantidades de fósforo na área de cultivo. Ou seja, as plantas reduzem a sinalização bioquímica para atrair micorrizas arbusculares quando os teores de fósforo inorgânico no solo estão muito altos. Devido a isso, a fertilização fosfatada deve sempre estar de acordo com as exigências nutricionais da cultura, evitando-se a aplicação em excesso.

Existe outra forma de introduzir micorrizas nas áreas agrícolas?

Uma alternativa ...

Para visualizar o conteúdo completo, torne-se usuário PREMIUM

Autor(a)

Me. Estéfany Pawlowkski

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR: