Microrganismos do solo e saúde vegetal Publicado em:

Compreenda como alguns microrganismos podem auxiliar na saúde das plantas

 

O que é saúde vegetal?

Você já ouviu falar em saúde vegetal ou conhece este termo? 
Consideramos um organismo saudável quando este é capaz de exercer normalmente todas as suas atividades naturais. Assim, uma planta saudável é aquela que cresce e se reproduz perfeitamente.

Para manterem sua saúde, os vegetais precisam suportar algumas condições de estresse, como a seca, lidar com a ação de pragas e doenças e produzir os hormônios importantes para seu crescimento e reprodução.

Microrganismos como aliados

Alguns microrganismos presentes no solo compartilham destas mesmas habilidades e podem auxiliar as plantas na defesa contra ameaças, na adaptação a diferentes estresses e também promover o crescimento vegetal. 

As ameaças à saúde das plantas

Todos os seres vivos interagem entre si no seu habitat natural. E com as plantas não é diferente – ocorrem diversas interações entre as plantas e os organismos ali presentes.

Parasitismo

Em algumas destas interações, um organismo acaba beneficiando-se enquanto outro é afetado negativamente, como ocorre no parasitismo, onde um organismo, o parasita, infecta outro, o hospedeiro – neste exemplo, as plantas. Nessa relação, o parasita tira recursos da planta para seu próprio benefício. 

Herbivoria

Semelhante a esta interação, em que um organismo é beneficiado e o outro prejudicado, ocorre a herbivoria. Neste caso, um organismo usa o outro para se alimentar, como uma lagarta que se alimenta de uma planta.
Nas interações apresentadas, a planta, como hospedeira, tem sua saúde comprometida em diversos graus, podendo até morrer.

Ameaças às plantas

Nesse grupo de organismos que ameaçam a saúde das plantas, temos bactérias, fungos, nematoides e insetos. Por meio de alguns sinais, podemos identificar a presença destes organismos nas plantas, como podridões, manchas, necroses, cortes e queimaduras dos tecidos. Uma única planta pode ter sua sanidade ameaçada por diversos organismos. 

Porém, as plantas contam com aliados muito importantes neste combate às pragas e doenças. Estes amigos são microrganismos que estão presentes no solo e que agem de forma a beneficiar os vegetais, auxiliando as plantas em várias frentes, como no combate a pragas, na mitigação de estresses e também como promotores de crescimento.

Confira também!

Autor(es)