Alguns pontos importantes do planejamento que são definitivos para o sucesso do pequeno agricultor Publicado em:

Veja como o planejamento é vantajoso para pequenas propriedades.

Um dos setores que alavancam a economia do país são os micros e pequenos empreendedores. Neste caso, vamos abordar especificamente os pequenos agricultores e os cuidados necessários para obter uma boa produtividade e diminuir os riscos que podem ocorrer ao longo desse processo.

Muitos dos alimentos consumidos no Brasil vêm das plantações de pequenos agricultores. Segundo o IBGE, 71 milhões de hectares são ocupados para a plantação dos alimentos que os brasileiros consomem e são exportados. Diante desta informação, preparamos algumas dicas de planejamentoque são fundamentais para o pequeno agricultor ser efetivo na sua produção e eliminar possíveis prejuízos. 

A primeira etapa fundamental para conquistar resultados satisfatórios na agricultura é a definição do planejamento. Embora estejamos tratando de negócios de pequeno porte, o agricultor pode cometer alguns erros de gestão e comprometer o início do seu empreendimento. 

De acordo com alguns estudos, os erros mais comuns nos pequenos negócios são a falta de organização dentro das funções exercidas pelos funcionários e chefes da empresa, assim como erros de gestão financeira. Então, o gestor do negócio deve estabelecer o planejamento para não cometer erros que possam ser prejudiciais. A seguir, abordaremos algumas características essenciais do planejamento:

PLANEJAMENTO

Com o planejamento, é possível o agricultor familiar desenvolver as estratégias, etapas e os objetivos a serem alcançados a médio e longo prazo, além de ser um trabalho contínuo que pode ser modificado ao longo de todo processo.

Através do planejamento, é possível identificar os caminhos que viabilizam as etapas e os recursos que serão essenciais para desenvolver cada processo e melhorias no decorrer da plantação. 

Posteriormente, depois de definidas as etapas para começar a plantação, esses setores podem sofrer diferentes melhorias e inovações para evitar prejuízos futuros e otimizar a produção da empresa com baixo custo

O PLANEJAMENTO NO APROVEITAMENTO DA TERRA

Para aproveitar melhor a terra, algumas observações e cuidados são necessários na hora de utilizar os espaços adequados para plantar, porque como é um pequeno negócio, no início o agricultor não precisa de muitos hectares para realizar as primeiras plantações. 

Outro detalhe ao qual o agricultor deve ficar atento são as estratégias para ser uma empresa sustentável economicamente, e produzir conforme sua demanda para não acumular estoque desnecessário.

REFERÊNCIAS

SEBRAE. Planejamento na agricultura familiar: como diminuir riscos de produção. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/planejamento-na-agricultura-familiar-como-diminuir-riscos-de-producao,f4e0f087c7c0f510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 28 jun. 2021.
ZAPELINI, Wilson Berckembrock. Planejamento. 2010. Curso Superior de Tecnologia da Gestão Pública – IFSC, Florianópolis, 2010.

Confira também!

Autor(es)