O agente causal da cercosporiose da salsa é Cercospora apii. Esse patógeno é um, saprófita facultativo, pois passa a maior parte de seu ciclo parasitando seu hospedeiro. Os sintomas primários da cercosporiose da salsinha podem ser observados em torno do décimo dia após a deposição do inóculo, na forma de pequenas manchas cloróticas, ovóides a elípticas sendo que os primeiros sintomas são pequenas manchas amarelas que ampliadas, apresentam manchas castanho-acinzentadas. Com mais alguns dias, as áreas afetadas se tornam lesões necróticas, sendo estas lesões castanhas se tornando escuras depois e circulares nas rosetas. Em condições úmidas, as lesões tornam-se cinza claro e distorcido quando o patógeno esporula.
2 respostas
Existe algum controle químico para essa doença.
Oi Samara, tudo bem?
Não localizei produtos registrados no Agrofit para o controle químico da cercosporiose da salsa (Cercospora apii) no sistema do Agrofit. Como o uso de defensivos exige registro específico para cada cultura, é importante seguir essa orientação para garantir segurança e legalidade.
Recomendo que você procure um engenheiro agrônomo da sua região para receber orientações sobre alternativas de manejo e estratégias adequadas para controlar a doença no seu cultivo. Ele poderá avaliar o cenário local e indicar a melhor abordagem.
Espero ter ajudado!
Abraço!