CursosManejo de nematoides em algodãoAprenda quais são, como amostrar e manejar os principais nematoides para a cultura do algodoeiro.

A cultura do algodoeiro tem se destacado economicamente, principalmente na região do Cerrado brasileiro. Na última safra, a área total plantada foi de aproximadamente 1,7 milhões de hectares, sendo 1,1 milhão de hectares somente no estado do Mato Grosso. Porém, os nematoides podem limitar potencialmente a produção desta cultura. Nesse curso, a especialista no assunto, Me. Tatiane Zambiasi, vai te ensinar a amostrar, identificar e manejar os nematoides responsáveis por danos expressivos na produção agrícola do algodoeiro no Brasil.

Neste curso você irá aprender sobre:

  • Meloidogyne incognita, Rotylenchulus reniformis e Pratylenchus brachyurus no algodão

  • Amostragem e interpretação do laudo

  • Como ocorre a disseminação dos nematoides

  • Estratégias de controle

Módulo 1 • Metodologia de amostragem de solo e raízes para a análise

Inicie o curso conhecendo as distribuições dos nematoides no campo. Em seguida prenda como realizar a amostragem corretamente: época, os cuidados a serem tomados, os equipamentos utilizados, locais e tamanho das amostras, além de como embalar, identificar, armazenar e enviar a amostra.

Módulo 2 • Interpretação de resultados das análises nematológicas

Neste módulo, conheça as informações que constam no laudo e aprenda como interpretar estes resultados.

Módulo 3 • Identificação e sintomatologia dos principais nematoides na cultura do algodão

Compreenda a importância da cultura do algodão e conheça os principais nematoides causadores de dano nesta cultura: Meloidogyne incognita, Pratylenchus brachyurus e Rotylenchulus reniformis. 

Módulo 4 • Formas de disseminação e Manejos alternativos

Aprenda como os nematoides se disseminam e conheça estratégias de manejos alternativos, como rotação de culturas e a adoção de culturas resistentes.

Módulo 5 • Controle químico e biológico

Aprenda sobre o controle químico e biológico e as formas de aplicação, para os principais nematoides da cultura do algodão.


Esse curso é para você que gosta de assistir videoaulas em que o professor explica o conteúdo e quer aprender sobre nematoides na cultura do algodão, as principais espécies, sua amostragem e disseminação, além das estratégias de manejo.

Esse curso não é para você que não gosta de assistir vídeos mais longos e prefere ler textos. Não tem interesse no assunto ou não perde em produtividade pela ação de nematoides. Ou ainda, já domina o assunto.

O curso é 100% online, você pode assistir quando quiser, de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Com carga horária total de 20h, o curso é composto por 14 videoaulas gravadas, separadas em 5 módulos. Cada módulo é composto por:

  • 1 apostila com o resumo do conteúdo, disponível para download;

  • 1 case de sucesso com exemplos de aplicação prática do conteúdo apresentado;

  • 1 avaliação para testar seus conhecimentos.

O curso pode ser pago à vista via boleto bancário ou cartão de crédito ou parcelado em até 5 vezes sem juros no cartão de crédito.


Atenção:

  • Apenas o material de apoio está disponível para download;

  • Para concluir o curso e liberar o seu certificado e concluir o curso, é necessário obter uma média igual ou superior a 65% de acertos;

  • A matrícula do curso tem duração de 183 dias (6 meses), ao solicitar prazo extra será cobrada uma taxa de 50% do valor total do curso.

  • Para acessar os cursos, basta você ter acesso à internet e qualquer um dos seguintes navegadores, nas respectivas versões ou mais recentes: Edge 15, Firefox 54, Chrome 51, Safari 10 e Opera 38.

Elaborado por:
Sobre

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (2001) e mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente no seguinte tema: nematpides. Atua profissionalmente como Fitossanitarista/Nematologista da Empresa Agrolab Sociedade de Pesquisa Agrícola Ltda.

Formação

2006 - 2008 Mestrado em Agricultura Tropical. Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2004 - 2004 Especialização em Agronomia: Proteção de Plantas. Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

1997 - 2001 Graduação em Agronomia. Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.

Área de atuação

Fitopatologia, atuando principalmente no seguinte tema: nematoides.

Por: R$259.00
Compre agora - Ou -Pague R$ 155.40 40% de desconto para associados Premium
Salvar
Compartilhar