Seleção baseada no ideótipo agronômico: Componentes bromatológicos da soja
Compartilhe:
Dentre os principais usos da soja no âmbito agropecuário, destaca-se a sua importância na alimentação animal, principalmente como matéria-prima para a fabricação de rações e concentrados. Desta maneira, os esforços de programas de melhoramento para qualificar os aspectos bromatológicos que definem a aptidão nutricional dos grãos da soja são justificáveis.
Proteína bruta
A fração proteica contida nos alimentos é primordial às dietas dos animais. As proteínas vegetais são importantes fontes de aminoácidos para o crescimento e o desenvolvimento dos animais, uma vez que evidenciam função estrutural, energética, genética, regulatória, e atuam no mecanismo de defesa no organismo animal. Os principais aminoácidos contidos na proteína oriunda de grãos da soja são: histidina, isoleucina, leucina, lisina, treonina, triptofano, valina, aminoácidos sulforados (metionina + cistina), e aminoácidos aromáticos (fenilanina + tirosina).
O conteúdo de proteína presente em grãos da soja está situado em torno de 40,5% da massa seca total do grão. Estudos revelam amplitude de 42 a 47% de proteína bruta. Genótipos da soja cultivados em diferentes ambientes do Rio Grande do Sul obtiveram 35% em média de proteína bruta contidas nos grãos. Estes resultados e sua grande importância justificam o direcionamento de programas de melhoramento genético visando obter genótipos qualitativamente superiores.
Extrato etéreo ou lipídios totais
O extrato etéreo é composto por substâncias como gorduras, óleos, pigmentos e outros. Embora sua concentração nos grãos da soja seja relativamente pequena, em torno de 3 % da matéria seca total do grão, estudos apontaram amplitude de 3 a 4% deste caráter. Logo, sua determinação torna-se importante, pois é possível obter genótipos enriquecidos com elevada concentração de lipídios nos grãos, podendo ser estes destinados à extração de óleos vegetais, e o farelo direcionado à fabricação de concentrados mais energéticos aos animais.
Fibra bruta
A fibra constitui a fração da dieta de difícil digestão e apresenta baixo valor nutritivo, no entanto...
Para visualizar o conteúdo completo, torne-se usuário PREMIUM
Autor(a)
