Ir para o conteúdo
Logo Elevagro
  • Quem Somos
  • Planos
  • Aprenda

    Cursos

    Diversos cursos dedicados ao agronegócio para aprimorar suas habilidades Saiba mais

    Trilhas

    Jornadas guiadas de aprendizado para você se especializar na sua área Saiba mais

    Plataforma de cursos

    A maior plataforma de cursos por assinatura especializada no agronegócio Saiba mais

    Veja também:

    Especialização
    Pós graduação
    Elevagro Corporate
  • Conteúdos
    Blog
    Materiais gratuitos
  • Login
Conheça a plataforma
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Login

Início / Fungicidas protetores: orgânicos x inorgânicos

  • Materiais Técnicos
  • 24/02/2022

Fungicidas protetores: orgânicos x inorgânicos

Sumário

O material apresenta as diferenças entre fungicidas protetores orgânicos e inorgânicos, seus respectivos grupos químicos, nomes comuns e sua indicação para o controle de doenças.


Fungicidas Protetores

Também conhecidos como fungicidas tópicos, não sistêmicos, residuais quando aplicados aos órgãos aéreos das plantas, formam uma camada protetora tóxica na superfície, depositada sobre o tecido vegetal.

São imóveis permanecem na superfície da folha e não penetram através do tecido foliar e consequentemente não são absorvidos, nem translocados (Figura 1).

Quando o inóculo (esporo) germina sobre a superfície vegetal, o tubo germinativo entra em contato com o produto, absorvendo-o e determinando a morte do protoplasma posteriormente. A chamada ação residual tem por objetivo evitar a penetração, impedindo, a infecção que iria ocorrer no futuro.

Deposição de fungicidas protetores 

Inorgânicos x Orgânicos

Os fungicidas protetores são divididos em grupos químicos orgânicos e inorgânicos:

<

Inorgânicos (principais)

Permanecem inalterados após a aplicação.

  • Cúpricos
  • Sulfúricos

Orgânicos (principais) 

Sofrem alteração/degradação após entrar em contato com luz, água e oxigênio.

  • Compostos aromáticos
  • Organoestânicos
  • Ditiocarbamatos

Quadro 1 – Fungicidas protetores orgânicos e inorgânicos e respectivos grupos químicos Adaptado de: FRAC, 2017; RODRIGUES, 2006).

O comportamento de fungicidas protetores em relação a degradação dos ativos é diferente entre orgânicos e inorgânicos (Figura 2).

Na parte “1” do esquema mostra o comportamento de produtos inorgânicos como é o caso de fungicidas a base de cobre, onde o ativo em contato com a água se mantém, sem ser degradado.

Na parte 2 mostra o comportamento de produtos orgânicos, que quando dissolvidos em água sofrem hidrólise, ou seja, o ativo é degradado em compostos secundários, por exemplo, composto A e composto B. Neste caso podemos citar o produto mancozebe.

Comportamento de fungicidas protetores

Quadro 2 – Fungicidas protetores orgânicos e inorgânicos, grupos químicos e nomes comuns e controle de doenças (Adaptado de: FRAC, 2017; RODRIGUES, 2006)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FISHEL, F, M. Fungicide Resistance Action Committee’s (FRAC) Classification Scheme of Fungicides According to Mode of Action. University of Florida, IFAS Extension, PL 94, 9p.

FRAC. Fungicide Resistance Action Committee (FRAC): http://www.frac.info/

GARCIA, A. Fungicidas I: utilização no controle químico de doenças e sua ação contra os fitopatógenos. Porto Velho: EMBRAPA-CPAF Rondônia, 1999. 32p. (EMBRAPA-CPAF Rondônia. Documentos, 46).

GULLINO, M. L. et al. Mancozeb: Past, present and future, Plant Disease, v. 94, n. 9, p. 1076-1087, 2010.

RODRIGUES, M. A. T. Classificação de fungicidas de acordo com o mecanismo de ação proposto pelo FRAC. Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP- Campus de Botucatu, para obtenção do titulo de Mestre em Agronomia, 2006. 249p.

Foto de Dr. Marcelo Gripa Madalosso

Dr. Marcelo Gripa Madalosso

Engenheiro Agrônomo, MSc. em Engenharia Agrícola (UFSM) e Dr. em Agronomia: Fitopatologia e Tecnologia de Aplicação de Fungicidas (UFSM). Professor e Pesquisador na Universidade Regional Integrada, Campus Santiago e Santo Ângelo. Diretor da Madalosso Pesquisas. Palestrante. Participa do desenvolvimento de Fungicidas e Tecnologias de Aplicação. Autor de bibliografias na área e revisor. Tem experiência nas áreas de fitopatologia, controle químico, estudo avançados de fungicidas, fitotoxidade, absorção foliar e tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, atuando principalmente nos patossistemas ligados a soja, milho, arroz e trigo.
Ver outros conteúdos deste autor
Dr. Marlon Tagliapietra

Dr. Marlon Tagliapietra

Já atuou como colaborador de pesquisa e ensino do Instituto Phytus. Possui experiência na área de Fitopatologia, atuando principalmente nos temas de proteção de plantas e controle químico de doenças em soja, milho, arroz e cereais de inverno e tecnologia de aplicação de fungicidas. Formação: Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil; (2014 - 2017) Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil; (2012 - 2014) Especialização em Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação P. pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil; (2014 - 2015) Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil; (2006 - 2011)
Ver outros conteúdos deste autor

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não deixe sua carreira para depois

Experimente agora e conheça todas as funcionalidades e benefícios da plataforma Elevagro.

Conheça a plataforma

Enriqueça seu conhecimento sobre o campo

Acesse gratuitamente os materiais ricos exclusivos da Elevagro.

VEJA TAMBÉM

Bactérias fitopatogênicas: o que são e como lidar
  • Doenças
  • 27/01/2025

Bactérias fitopatogênicas: o que são, suas caracterí...

As bactérias fitopatogênicas representam um desafio significativo para a produção agrícola global. Essas bactérias podem causar doenças que afetam a...

Ver mais
Germinação de sementes: o que é e como ocorre
  • Sementes
  • 13/01/2025

Germinação de sementes: o que é e como ocorre

A semente tem a função de perpetuação e multiplicação das espécies. É o elemento principal no estabelecimento, expansão, diversificação e...

Ver mais
Tendências do agronegócio para 2025
  • Mercado, Produtividade
  • 16/12/2024

Tendências do agronegócio 2025: tudo que você precis...

Com uma previsão de aumento para 8 bilhões de pessoas no mundo em 2050, o cenário atual da agricultura exige...

Ver mais
Ver mais artigos

Expanda seu conhecimento. Explore nossos cursos do agronegócio.

Confira os cursos
Logo Elevagro
Conhecimento que transforma a produtividade do agronegócio.
  • INSTITUCIONAL
  • Quem somos
  • Perguntas frequentes
  • Termos de uso e serviços
  • Política de privacidade
  • APRENDA
  • Cursos
  • Trilhas
  • Plataforma de cursos
  • Especialização
  • Pós-graduação
  • Elevagro Corporate
  • CONTEÚDOS
  • Blog
  • Seja um criador de conteúdo
  • CONTATO
  • Fale conosco
  • relacionamento@elevagro.com
  • (51) 9 9879-4278
  • Trabalhe conosco
Logo Google
WebShare a SEO First company © Copyright - Elevagro - Todos os direitos reservados