Fungos decompositores no solo

Publicado em: 14/06/2022
Compartilhe:

Para visualizar a imagem sem marca d'água, torne-se usuário PREMIUM

Os fungos são microrganismos que habitam diferentes ambientes, incluindo o ambiente solo e são considerados os principais microrganismos decompositores nos diferentes ecossistemas. Esses microrganismos são heterotróficos, ou seja, não conseguem sintetizar seus próprios alimentos e precisam obter carbono e energia através da absorção de nutrientes do meio.

Muitos fungos no solo são considerados saprófitas, ou seja, são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, como a serrapilheira do solo (material composto por restos culturais). Esses fungos promovem a decomposição das macromoléculas através da produção de enzimas extracelulares, como celulases, peroxidases, proteases, amilases, entre outras. Após a hidrólise enzimática, os fungos absorvem as moléculas (glicose, sacarose, peptídeos etc.) através das hifas fúngicas. Parte dos nutrientes liberados no solo são absorvidos pelas raízes das plantas.

As hifas ficam em subsuperfície e o conjunto de hifas formam o micélio fúngico. Quando o fungo está na fase de reprodução ocorre a produção de uma estrutura especializada. No grupo dos basidiomicetos essa estrutura de reprodução especializada é denominada de basidiocarpo, popularmente conhecido por cogumelo.

Autor(a)

Me. Rodrigo Ferraz Ramos

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR: