Neste material, você vai conhecer um pouco mais sobre:
- o andamento da safra de inverno;
- a produção de trigo em Santa Catarina;
- a cevada como uma opção interessante para o cultivo de inverno.
Andamento da safra de inverno no Rio Grande do Sul
Trigo
De acordo com os dados publicados pela Emater/RS-Ascar no Informativo Conjuntural n° 1676 –, a segunda semana de setembro trouxe elevados volumes de chuva ao Estado do Rio Grande do Sul, que foram importantes para recompor a umidade do solo em muitas regiões, melhorando o desenvolvimento das culturas, principalmente do trigo. Porém, em algumas regiões, a chuva foi mais intensa e veio acompanhada de queda de granizo, resultando em danos às lavouras. Na tabela a seguir, temos as fases de desenvolvimento da cultura do trigo nesta safra, em comparação com as anteriores.
Em relação ao mercado, a Emater/RS-Ascar no RS apurou que o preço médio da saca do cereal teve uma queda de 0,86%, chegando a R$ 81,29/sc.
Cevada
Para Erechim, Frederico Westphalen, Soledade e Ijuí, as lavouras de cevada têm se mantido com bom desenvolvimento e condição fitossanitária adequada. Porém, alguns produtores vêm realizando controles localizados de pragas, em função da identificação de pulgões e percevejos nas lavouras do cereal.
Aveia branca – grão
Na região de Ijuí, algumas áreas de aveia branca já foram colhidas, mesmo que a umidade dos grãos esteja acima do ideal, pois os produtores buscam pela qualidade do produto, evitando perdas com o possível retorno das chuvas ao município. No geral, a produtividade esperada é menor em relação às estimativas iniciais.
No mês de agosto, nesta região, a incidência de doenças fúngicas, principalmente de oídio e ferrugem, foi uma preocupação para os produtores de aveia em grãos.
Já para as regiões que envolvem Santa Maria e Soledade, o desenvolvimento das lavouras de aveia foi afetado pela baixa incidência de radiação solar, porém, com a chuva e a melhoria dos teores de umidade no solo, as próximas fases da cultura serão beneficiadas. Nestas lavouras a sanidade está adequada, principalmente daquelas que estão na fase de emissão de panícula e florescimento
A chuva que incidiu na Campanha permitiu que os cultivos de aveia apresentassem boa evolução, principalmente em função da associação da precipitação com a sequência de dias ensolarados e de temperaturas em elevação que tem contribuído para o adequado desenvolvimento vegetativo da cultura.
Em Santa Catarina, a safra de trigo pode alcançar 290 mil em 2022
Por meio de incentivos dados pelo Governo do Estado de Santa Catarina, os agricultores que cultivam suas terras durante o inverno devem produzir uma safra recorde em 2022. Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), espera-se um crescimento de aproximadamente 70 % na produção de trigo.
Já para a safra vigente, a expectativa é de que o Estado colha 117,9 mil toneladas a mais, o que se deve ao aumento na área plantada e na produtividade de trigo, que ultrapassa 3 t/ha.
Quer saber mais sobre o aumento na área plantada com trigo em Santa Catarina e do Projeto de Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno?
Cevada: uma alternativa para o inverno com alto potencial de lucro para o produtor
A cevada é cultivada no Sul do Brasil durante o inverno, quando as temperaturas estão baixas, e vem se destacando como opção para o cultivo durante esta estação.
O Paraná é o estado brasileiro que possui a maior produção de cevada, concentrando 60 % da produção nacional. Os produtores e a indústria apostam cada vez mais na cultura. Como prova, o anúncio de uma nova maltaria que começará suas operações em dois anos na região de Campos Gerais, com o investimento de R$ 1,5 bilhão e com a geração de mais de 1.000 empregos.
Neste cenário de investimentos, a cevada surge como uma alternativa que propõe a diversificação das propriedades, possibilitando ao produtor novas fontes de renda, principalmente para o período do inverno.
Por meio da parceria entre cooperativas e instituições de pesquisa – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária e Fundação ABC –, a cevada passou a receber mais atenção e a produção veio a crescer a cada ano, possibilitando a chegada desta nova empresa.