Estratégias de manejo nutricional no cultivo da soja são um dos fatores usados pelos produtores para alcançar uma boa produtividade. Para isso, além da obtenção de sementes de boa qualidade, uma adequada adubação de base é essencial para o resultado esperado.
O solo é substrato para o cultivo da soja. Uma análise do solo e averiguação do estado nutricional das plantas é necessário para se adotar métodos de correção de desequilíbrios nutricionais e correta adubação, pois a adubação é fundamental para que haja nutrição das plantas e permita um bom potencial produtivo. Porém, a deficiência de algum nutriente poderá afetar a produtividade da soja, mesmo que os demais estejam em excesso no solo.
O potássio é o segundo macronutriente absorvido em grandes quantidades pela soja, principalmente durante o estágio de crescimento vegetativo da planta. É fundamental em várias atividades bioquímicas, como:
-
Auxiliar no transporte e armazenamento de carboidratos;
-
Promover a absorção de água;
-
Regular a translocação de nutrientes;
-
Atuar na formação dos frutos e promover resistência ao frio e às doenças.
Dentre suas funções está:
-
Ativação enzimática;
-
Regulação da abertura e fechamento dos estômatos;
-
Controle osmótico dos tecidos.
Mas, além do citado, a adubação potássica em níveis corretos favorece o aumento da nodulação e, consequentemente, o número de vagens e grãos por planta, além de aumentar o tamanho da semente e os níveis de óleo e a tolerância a estresse bióticos e abióticos.
Sob condições de baixo teor de potássio no solo, pode haver acamamento das plantas, a clorose seguida de necrose nas pontas e margens das folhas mais velhas, determinando sua queda prematura. Como resultado, a floração é retardada, a área verde foliar e a fotossíntese são reduzidas, os frutos ficam menores e a produtividade reduzida.
Figura 1. Planta de soja com sintomas de deficiência de potássio, com detalhe para a folha. Fonte: Elevagro.
Para uma adequada produtividade agrícola, é essencial o conhecimento das exigências nutricionais da cultura, aprimorando-se, desta forma, o uso dos insumos na propriedade agrícola.
REFERÊNCIAS
CANAL RURAL. Potássio, o segundo nutriente mais absorvido pela soja. Mar, 2021.
MASCARENHAS H. A. A.; TANAKA R. T.; WUTKE E. B.; BRAGA N. R.; MIRANDA M. A. C. Potássio para a soja. Potafos – Associação Brasileira para Pesquisa do Potássio e do Fosfato. N 105, mar, 2004.
OLIVEIRA A. J.; CASTRO C.; Potássio: cuidados para a manutenção do equilíbrio nutricional da soja. Embrapa, maio 2018.
PEREIRA, R. M.; ET AL.2021 IN: TAGLIEBER A. ET AL.; Aplicação de diferentes doses de cloreto de potássio na cultura da soja. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.4, p.26041-26059,apr.,2022.
RESENDE A. V.; KRAHL L. L.; SHIRATSUCHI L. S.; GOEDERT W.; DOWICH I.; Diagnóstico nutricional de uma lavoura de soja a partir de informações georreferenciadas. Embrapa, Planaltina, mar 2018.