Durante o desenvolvimento da soja muitas doenças podem aparecer, interferindo no seu crescimento e afetando a produtividade. Uma delas é o oídio causado pelo fungo Microsphaera diffusa.
Atualmente há aproximadamente 20 espécies de oídio que podem ocasionar prejuízo econômico na agricultura.
A infecção pode acontecer em qualquer estádio de desenvolvimento da planta, no entanto, é mais comum ocorrer no início da floração, infectando qualquer tecido da parte aérea da planta (caule, pecíolo, hastes e folhas).
COMO SE DESENVOLVE
Pode se desenvolver em temperaturas que variam de 18°C até a 30°C, porém evolui melhor e mais rápido em temperaturas mais amenas, próximas dos 18°C. Além da temperatura, baixas umidades relativas do ar favorecem o desenvolvimento do oídio na soja.
SINTOMAS
Percebe-se com facilidade nas folhas, como uma fina cobertura cotonosa esbranquiçada, que começa com pequenos pontos e pode cobrir toda a folha, conforme figura abaixo. Além do dano direto aos tecidos das plantas, pode prejudicar a fotossíntese, provocando queda prematura das folhas.
Fonte: Embrapa
REFERÊNCIAS
DALL’AGNOL A., SEIXAS C.D.S, Oídio, doença comum em condições de baixa umidade e temperaturas amenas. Canal Rural, nov. 2020
SOARES R. M., SEIXAS C.D.S., GODOY C.V., ALMEIDA A.M.R., HENNING A.A, Oídio, Embrapa, Brasília, dez, 2021.
IGARASHI S., OLIVEIRA G.M, CAMARGO L.C.M., FILHO J.F., GARDIANO C.G., BALAN M.G., Danos causados pela infecção de oídio em diferentes estádios fenológicos da soja. Inst. Biol. 77 (2) • Apr-Jun 2010.
SENAR. Oídio na soja, Florianópolis, jan, 2023.