Os herbicidas inibidores da ACCase atuam no cloroplasto das células inibindo a atividade da enzima Acetil-CoA carboxilase, provocando o interrompimento da rota bioquímica de síntese de lipídeos e, consequentemente, da síntese de novos fosfolipídios para as membranas celulares. Desta forma, ocorre a morte celular.
Herbicidas graminicidas
A absorção desse grupo de herbicidas ocorre através das folhas e a translocação, pelo xilema e floema. Assim, esses herbicidas são considerados sistêmicos.
Os herbicidas com esse mecanismo de ação são seletivos para plantas com folhas largas (dicotiledôneas) e tem controle efetivo nas gramíneas anuais e perenes. Por isso são chamados herbicidas graminicidas. Um dos ingredientes ativos mais utilizados no manejo de plantas daninhas de folha estreita (gramíneas) nas lavouras de soja, algodão, café, feijão, tomate, entre outros, é o Clethodim.
Sintomas de toxicidade de Clethodim
O uso de inibidores da ACCase causa sintomas de amarelecimento das folhas, clorose nas folhas recém-formadas, paralisação do crescimento da planta, morte do ponto de crescimento (meristema) e da planta, como mostra a figura abaixo.
De modo geral os estádios iniciais de desenvolvimento das gramíneas (2 a 5 folhas) são mais sensíveis para o controle, porém, o controle também pode ser realizado em estádios mais avançados.