As doenças que podem limitar a produção de aveia
Neste material, você vai conhecer um pouco mais sobre:
- Mancha-marrom
- Ferrugem da folha
- Ferrugem do colmo
- Helmintosporiose
A aveia (Avena sp.) é um cereal pertencente à família das gramíneas, adaptado às regiões de climas frios e úmidos, sendo os maiores produtores mundiais países como a Rússia, o Canadá, os Estados Unidos, a Austrália e a Finlândia. No Brasil, os principais estados produtores são Santa Catarina e Paraná.
Existem várias espécies de aveia, mas as mais conhecidas são a aveia branca, que é utilizada na alimentação humana, em produtos de higiene e na produção de ração animal; e a preta, que é usada como uma cobertura de solo (espécie forrageira).
Conheça a seguir algumas doenças que acometem a aveia e que podem limitar sua produção (Figura 1).
Macha-marrom
A mancha-marrom, causada pelo fungo Bipolaris sorokiniana, ocorre principalmente nas regiões produtoras de aveia em que o clima é mais quente. Pode ser encontrada em trigo, cevada, centeio e triticale. Os primeiros sintomas são lesões necróticas pardas localizadas nas primeiras folhas, pois o inóculo inicial advém da semente.
A doença pode acometer o cereal em qualquer fase de desenvolvimento. Nas folhas, podemos observar manchas de formato oval ou alongado, de coloração marrom, podendo variar de escuro a pardo, podendo até ser pretas com halo amarelado ao redor da lesão. Em casos severos, as lesões podem coalescer, de forma que as folhas morrem.
O tratamento de sementes e da parte aérea com fungicidas é uma das práticas mais importantes a serem consideradas no controle da doença.
Helmintosporiose
Esta doença causada por Drechslera avenae (Pyrenophora avenae) está recebendo mais atenção nos últimos anos, principalmente em regiões onde a aveia é usada em sistemas de semeadura direta como cobertura do solo. Os sintomas são manchas foliares de cor marrom, que se espalham pelo limbo foliar e que, ao coalescer, podem levar à necrose da folha. Em condições favoráveis, a doença afeta ainda brácteas, panículas e grãos, onde o inóculo permanece de um ano para outro.
Para controle da doença, é importante eliminar plantas voluntárias, estabelecer um sistema de rotação de culturas, o uso de sementes sadias e de fungicidas.
Ferrugem da folha
A ferrugem da folha é a principal doença da aveia, ocorrendo em todas as regiões onde o cereal é cultivado. Causada pelo fungo Puccinia coronata f. sp. avenae, pode prejudicar significativamente a produção de grãos.
Os sintomas são pústulas que se encontram nas folhas, bainhas e panículas, que são pequenas, ovais e isoladas, deixando à mostra a massa alaranjada de uredósporos.
Para diferenciar esta doença da ferrugem do colmo é preciso observar as pústulas, que neste caso são menores, amarelas-claras e sem tecidos epidermais levantados ao seu redor.
A principal medida de controle está no uso de fungicidas, já que a resistência apresenta curta duração e a eliminação de plantas voluntárias apresenta pouco efeito.
Ferrugem do colmo
Causada pelo fungo Puccinia graminis f. sp. avenae, a doença tem relação com a ocorrência de temperaturas altas durante a primavera. Mesmo não sendo a principal doença, quando ocorre, causa danos significativos à produção.
Os sintomas são manchas em forma de pontos amarelados que, conforme a doença avança, tornam-se lesões mais salientes, maiores e mais alongadas, no sentido das nervuras, até o rompimento da epiderme para exposição dos uredósporos.
A principal medida de controle é a escolha de cultivares resistentes à doença. O uso de fungicidas e a eliminação de plantas voluntárias também contribuem no controle.
Referências
FERNANDES, J. M.; PICININI, E. C. Controlando as doenças de trigo na
hora certa. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 1999. (Embrapa Trigo. Comunicado Técnico Online, 22). Disponível: http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/p_co22.htm
FORCELINI, C. A.; REIS, E. M. Doenças da aveia. In: KIMATI, H.; AMORIM, L.; BERGAMIN FILHO, A.; CAMARGO, L. E. A.; REZENDE, J. A. M. (ed.). Manual de Fitopatologia. Volume 2: Doenças das plantas cultivadas. 4 ed. São Paulo: Agronômica Ceres, 2005.
TAKEITI, C. Y. Aveia. In: AGEITEC – Agência Embrapa de Informação Tecnológica. Árvore do Conhecimento: tecnologia de alimentos. Disponível em http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/tecnologia_de_alimentos/arvore/CONT000girlwnqt02wx5ok05vadr1pof7xln.html. Acesso em: 23 fev. 2021.
2 respostas
Aveia está com bicha cria um paranho pode ser consumida?
Olá, Rogério. Tudo bem? Não entendemos bem sua pergunta, mas o recomendado é que se evite o consumo de alimentos com sinais de infestação para evitar quaisquer riscos potenciais à saúde, seguindo práticas seguras de consumo. Agradecemos a interação e não deixe de acompanhar nossos conteúdos!