O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, sendo esta utilizada em grande escala para produção de biocombustível, açúcar e também para geração de energia elétrica. Na safra 2018/19, o país atingiu uma produção de 620,44 milhões de toneladas em 8,59 milhões de hectares (CONAB, 2019).
Diversos fatores afetam a produtividade da cana-de-açúcar como a incidência de pragas e patógenos, variedade, fertilidade do solo, precipitação, temperatura entre outros fatores. No entanto, o crescimento do sistema radicular desempenha papel fundamental, principalmente relacionado ao estabelecimento da cana-soca.
O sulfato de cálcio, conhecido como gesso agrícola, é utilizado na agricultura como fonte de cálcio e enxofre, além disso como condicionador do solo para o crescimento radicular, devido ao aumento dos teores de cálcio e redução do toxidez por alumínio em profundidade.
A importância do uso do gesso no cultivo de cana-de-açúcar no Cerrado brasileiro como condicionador de ambiente radicular, pode ser verificada na figura abaixo. As raízes da cana-de-açúcar obtiveram um ganho de 2,2 t/ha na massa de raízes devido ao uso do gesso.
O crescimento das raízes de cana-de-açúcar em profundidade favorece o maior aproveitamento da água disponível no perfil do solo.
Portanto, durante períodos de déficit hídrico, canaviais que possuem sistemas radiculares mais vigorosos são capazes de captar a água no perfil do solo, reduzindo potenciais perdas em produtividade. Dessa forma, é recomendado a utilização do gesso para cana-de-açúcar, quando os teores de cálcio na camada de 20-80 cm estiverem abaixo de 0,5 cmolc/dm3 e ou a saturação por alumínio acima de 20%, utilizando-se a seguinte fórmula (Sousa et al., 2015):
Dose de gesso (t/ha) = 75 x teor de argila (%) |
Referências
Araujo, L. G., Sousa, D. M. G., de Figueiredo, C. C., Rein, T. A., & de Souza Nunes, R. The residual effect of gypsum on subsoil conditioning, nutrition and productivity of sugarcane crops. Australian Journal of Crop Science, v. 12, n. 8, p. 1313, 2018.
CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento. Boletim da safra de cana de açúcar. Quarto levantamento, Abril 2019 – safra 2018/19. Disponível em:
Sousa, D. M. G., Rein, T. A. Nunes, R. S., Santos Junior, J. D. G. Recomendações para correção da acidez do solo para cana-de-açúcar no Cerrado. Comunicado Técnico 177. Planaltina-DF, 2015.