11% de aumento na produtividade de água em sistema de plantio direto, é o resultado do trabalho realizado em São Paulo por pesquisadores Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), da Embrapa Solos (RJ) e da Embrapa Meio Ambiente (SP), em parceria com a Universidade da Flórida.
Os cientistas, para chegar nesse dado, avaliaram diversos parâmetros, como evapotranspiração e a produtividade hídrica da cultura da soja em ambiente tropical, utilizando informações de uma estação agrometeorológica. Além disso, o experimento em simulação mostrou que a água adicionada ao sistema por meio da irrigação em condição de solo com mais de 60% de água disponível não gera o aumento de produtividade das culturas. Assim, percebe-se que somente fornecer água para a cultura, sem critérios, não gera maior produção.
Segundo o pesquisador da Embrapa, Alexandre Ortega, o sistema plantio direto permite maior economia no uso de água por manter o solo com cobertura vegetal, o que reduz as perdas de água por evaporação. Por usar menor quantidade de água, o sistema de plantio direto ainda tem menores custos energéticos, por usar menos o sistema de irrigação.
A eficiência no uso da água – EUA, também pode ser chamada de produtividade de água, nada mais é do que a razão entre a produtividade final da cultura, seja grãos, frutos ou folhas, e a evapotranspiração da semeadura até a colheita. Pela evapotranspiração, pode-se inferir sobre a quantidade de água que foi transferida para a atmosfera, a partir da evaporação do solo e da transpiração das plantas.
Veja a seguir um resumo dos principais pontos explorados pelo trabalho:
Entenda os experimentos realizados
Os trabalhos foram conduzidos em dois experimentos realizados no sítio experimental da Esalq, em Piracicaba (SP), com a cultura da soja. Um em plantio convencional, e outro em plantio direto com solo coberto por resíduo vegetal. Ambos experimentos foram realizados com a mesma cultivar, a RS 399-RR, de hábito de crescimento indeterminado e classificada como grupo de maturidade 6, mesma população de plantas e uso de irrigação.
A irrigação dos experimentos foi manejada para atender à necessidade hídrica total da cultura. Por meio do balanço hídrico, suportado pela evapotranspiração de referência, calculada com variáveis meteorológicas medidas no local do experimento, foi definida a frequência e a quantidade de água a ser aplicada.
Modelo CROPGRO-Soybean
O modelo CROPGRO-Soybean também foi usado nos experimentos, pois o calcula com precisão a evapotranspiração da cultura da soja. Por meio do modelo, os pesquisadores obtiveram boas previsões de evapotranspiração diária e cumulativa, quando comparada aos dados medidos em campo.
O CROPGRO-Soybean é largamente usado e faz parte da plataforma Sistema de Apoio à Decisão para Transferência de Agrotecnologia (DSSAT, na sigla em inglês) – veja mais sobre a plataforma e o modelo aqui).
Importância de compreender a produtividade hídrica
Para o pesquisador Evandro Moura da Silva, da Esalq, para a melhor gestão da água e o crescimento sustentável do agronegócio, é preciso estimar da produtividade hídrica, que se obtém pelo
Sendo a cultura da soja uma das principais do Brasil e do mundo, para o pesquisador Evaldo Lima, da Embrapa, é importante investir em estudos que simulam, por exemplo, o crescimento, o rendimento e a produtividade da água para a cultura. O pesquisador ainda ressalta: “Nesse sentido, esse estudo é relevante e serve para simular em ambiente tropical os parâmetros de água no sistema solo-planta-atmosfera de maneira satisfatória para a cultura da soja”.
Conheça os autores do estudo:
-
Evandro da Silva, da Esalq/USP,
-
Gerrit Hoogenboom e Kenneth Boott, da Universidade da Flórida,
-
Alexandre Ortega, da Embrapa Solos, lotado na Embrapa Meio Ambiente
-
Fábio Ricardo Marin, da Esalq/USP.
O resumo e o estudo completo (ambos em inglês) podem ser acessados aqui.
Fonte
Cristina Tordin. Embrapa Meio Ambiente. Plantio direto pode aumentar em 11% a eficiência do uso de água na cultura da soja. 27 set. 2022. Disponível em <https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/73979857/plantio-direto-pode-aumentar-em-11-a-eficiencia-do-uso-de-agua-na-cultura-da-soja?p_auth=4VehtHv2>. Acesso em 28 set. 2022.