A ciência do solubilizador de fósforo Publicado em:

O solo é um tripé, uma vez que necessita de equilíbrio químico, físico e biológico. Este último ainda se apresenta muito longe do padrão ideal. As bactérias têm uma função incalculável para a humanidade, pois são elas as responsáveis por quebrar moléculas e disponibilizar mais nutrientes no solo para o fortalecimento das plantas.

O fósforo é um dos nutrientes mais caros, já que dependemos do mercado externo para sua obtenção.  O nutriente apresenta-se em boa quantidade no solo, porém ele ainda não é aproveitado pelas plantas. No entanto, com o avanço da tecnologia e da pesquisa, logo veremos a transformação da agricultura, desenvolvendo cada vez mais a parte biológica, que é a mais desequilibrada, e, assim, manteremos de pé e mais forte a nossa agricultura.

A Ciência avança e nós devemos avançar ao seu lado, utilizando as descobertas em prol da humanidade, a fim de nos aproximar cada vez mais de uma agricultura sustentável, mais equilibrada.

Neste episódio, a conversa foi com a Dr.ª Christiane Abreu de Oliveira Paiva, pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, que foi uma das principais desenvolvedoras de tecnologia de solubilização de fósforo no Brasil.

Confira também!

Autor(es)