Soja em números em 2019 Publicado em:

A produção total de soja no mundo está em torno de 362,075 milhões de toneladas, sendo que desse montante, os EUA e o Brasil respondem por praticamente 2/3 da produção (Figura 1). EUA e Brasil tiveram uma produção bastante próxima, sendo que os EUA ficaram em primeiro lugar por alguns milhões de toneladas produzidas a mais (Figura 1).

Figura 1. Produção de soja no mundo em milhões de toneladas .Fonte: USDA e CONAB (2019).

Quanto a área plantada, Brasil e Estados Unidos possuem áreas bastante similares, inclusive EUA um pouco inferior conforme números de 2019 (Figura 2). No entanto, mesmo com uma área ligeiramente inferior, EUA produz mais soja, resultado da maior produtividade média por hectare registrado em 2019 (Figura 3).


Se observarmos a área plantada dos demais países comparados a área de Brasil e EUA, nota-se que a área dos demais é superior. No entanto, a produção de soja fica muito próxima, o que indica que a produtividade média dos demais países é inferior a produtividade média de Brasil e EUA. Obviamente que algumas exceções possam existir, como por exemplo Argentina e Paraguai, onde são registrados produtividades médias similares a Brasil e EUA.

Figura 2. Área plantada de soja no mundo em milhões de hectares. Fonte: USDA e CONAB (2019).
Figura 3. Produtividade média de soja no mundo em kg/ha. Fonte: USDA e CONAB (2019).

No Brasil, os Estados com maior produção, em ordem decrescente são: Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás (Figura 4). O Estado do MT, maior produtor, responde por mais de 28% de toda a soja produzida no Brasil.

Figura 4. Produção de soja por Estado no Brasil. Fonte: Conab (Julho 2019; 10° Levantamento)

A área plantada acompanha a mesma tendência observada para a produção, sendo os Estados do MT, RS, PR, GO e MS aqueles com maior área plantada. Dos Estados com maior produção, a produtividade média não apresentou variações tão bruscas (Figura 5). MT, RS e GO apresentaram produtividade levemente superior a média do Brasil, enquanto PR e MS um pouco inferior, muito provavelmente por problemas fitossanitários e estiagens.

Figura 5. Área plantada de soja por Estado no Brasil. Fonte: Conab (Julho 2019; 10° Levantamento)
Figura 6. Produtividade média de soja por Estado no Brasil. Fonte: Conab (Julho 2019; 10° Levantamento)

 

Autor(es)