Semente: veículo responsável pela transferência de tecnologias Publicado em:

Nesse material você vai entender um pouco mais sobre:
O insumo agrícola mais importante da lavoura
O mercado de produção de sementes

Semente é a base


A base que sustenta todo o processo de transferência rápida e eficiente de tecnologia é a semente e, por isso, pode ser considerada o insumo agrícola mais importante da lavoura. No entanto, o custo da semente representa apenas 7,35% dos custos de produção para a cultura da soja, sendo superada por outros itens de maior ônus como fertilizantes, defensivos agrícolas e operações com máquinas (CONAB, 2016).

A produção de sementes sempre foi um setor importante e estratégico na agricultura brasileira. As mudanças na legislação brasileira tiveram um grande impacto e provocaram o surgimento, em poucos anos, de uma verdadeira revolução no cenário do agronegócio sementeiro nacional, com forte influência em vários segmentos. O Brasil tornou-se altamente atrativo para empresas multinacionais do segmento agrícola, sobretudo na área da biotecnologia.

 

O mercado de produção de sementes


O mercado de produção de sementes apresenta alta complexidade em termos de relações e transações comerciais ao envolver diferentes players de mercado, como o obtentor de germoplasma (proprietário do banco de germoplasma-cultivares), obtentor de biotecnologia (proprietário do evento biotecnológico), multiplicador de sementes (autorizado a multiplicar e comercializar as sementes), canais de distribuição (intermediário de vendas) e o agricultor (usuário final do produto) (Figura 1).

A fim de manter as pesquisas de forma com que os obtentores consigam lançar cultivares cada vez mais produtivas, o multiplicador de sementes precisa alcançar volume para a comercialização, por sua vez os canais de distribuição devem praticar preço e margem para a venda, que chegará ao consumidor final, de forma a possibilitar o sustento de todo esse conjunto (CONAB, 2020).

Figura 1. Players do mercado de sementes. Fonte: adaptado de CONAB (2020).
Figura 1. Players do mercado de sementes. Fonte: adaptado de CONAB (2020).

 

No vídeo, a pesquisadora explica mais sobre isso. Confira!

 

Referências consultadas:

CONAB – COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Cenário da Produção, Comercialização e Logística da Semente de Soja no Distrito Federal. Brasília: Conab, 2020, p. 21. Disponível em: https://www.conab.gov.br/institucional/publicacoes/compendio-de-estudos-da-conab. Acesso em: 21 jan. 2020.

CONAB – COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Evolução dos Custos de Produção de Soja no Brasil. Brasília: Conab, 2016, p. 22. Disponível em: https://www.conab.gov.br/institucional/publicacoes/compendio-de-estudos-da-conab. Acesso em: 21 jan. 2020.

 

Veja também:

Autor(es)