O que é Controle Biológico?

Publicado em: 23/08/2022
Compartilhe:

Para visualizar o vídeo completo, torne-se usuário PREMIUM

Para Parra et al (2002), o controle biológico é um fenômeno natural que consiste na regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais, os quais se constituem nos agentes de mortalidade biótica. Assim, toda as espécies de plantas e animais têm inimigos naturais atacando seus vários estágios de vida. Os autores destacam que os denominados inimigos naturais pertencem a grupos diversos, como insetos, vírus, fungos, bactérias (incluindo rickéttsias), nematoides, protozoários, micoplasmas, ácaros, aranhas, peixes, anfíbios, aves e mamíferos.


De uma maneira geral, na ausência do ser humano, todos os organismos estão em equilíbrio com suas populações se autorregulando em seus habitats. Devido a necessidade de se produzir alimentos e commodities, o homem quebra este equilíbrio natural, desta forma pragas surgem. O controle biológico em linhas gerais busca trazer novamente este equilíbrio perdido.


Acompanhe neste vídeo uma aula sobre controle biológico com o especialista no assunto, Dr. Aloisio Coelho Junior, que traz a base conceitual sobre o tema, apresentando também alguns casos de sucesso usando o controle biológico.


Gostou deste conteúdo e quer aprender mais sobre?

Clique aqui e conheça o curso O que é controle biológico

E você, associado premium da Elevagro, ainda tem 40% de desconto!

Autor(a)

Dr. Aloisio Coelho Junior

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR: