O microbioma do solo e a ocorrência de fitopatógenos e antagonistas

Publicado em: 07/03/2023
Compartilhe:

O solo é formado naturalmente por microrganismos que podem ser benéficos ou maléficos para os cultivos. Muitos fungos causadores de doenças, principalmente podridões, podem estar presentes no solo e não apresentarem sintomas.

Com o objetivo de conhecer o microbioma do solo, a Biome4all fez um estudo com coleta de solo em áreas com e sem sintoma de doenças na soja para fazer as análises. Além de identificar os patógenos, foram realizadas análises de microrganismos antagônicos que ajudam no combate das doenças e a estruturação do solo que contribui com o manejo fitopatológico.

A ocorrência da doença depende de três fatores: doença virulenta, ambiente favorável e hospedeiro suscetível. Portanto, em solos com estrutura de qualidade os sintomas são menores ou até nulos e podem ser obtidos com cobertura vegetal abundante em parte aérea e radicular, além da rotação de culturas e não revolvimento do solo.

Autor(a)

Dr. Biome4All

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR:

Você precisa fazer login para postar comentários!