Como saber qual o GMR (Grupos de Maturidade Relativa) ideal para a sua lavoura?

Publicado em: 22/08/2022
Compartilhe:

Para visualizar o vídeo completo, torne-se usuário PREMIUM

Por definição, Grupo de Maturidade Relativa - GMR é a duração do ciclo de desenvolvimento da cultura da soja, que vai da semeadura até a maturidade fisiológica, em dias. A duração do ciclo é a  resposta da planta ao fotoperíodo, influenciado ainda pelas práticas de manejo e pela área geral de adaptação das cultivares de soja. 

No primeiro trabalho científico utilizando a abordagem de GMR no Brasil, Alliprandini et al. (2009) avaliaram um grupo de cultivares comerciais em vários locais (diferentes latitudes e altitudes) visando quantificar a interação genótipo x ambiente, e classificá-las em diferentes GMRs, de acordo com a duração do ciclo de desenvolvimento (Figura 6). Esse grupo de cultivares comerciais foi denominado de “cultivares padrão”. A partir desse trabalho, os programas de melhoramento genético de soja no Brasil utilizam essas “cultivares padrão” para classificar as cultivares que são lançadas anualmente no mercado de soja brasileiro, sendo as cultivares com menor GMR (4.0 a 6.5) indicadas para as regiões subtropicais do Brasil, e as cultivares com GMR de 6.5 a 10.0 indicadas para as regiões próximas da linha do Equador. 

Confira no vídeo dicas do especialista e professor Dr. Alencar Zanon sobre os grupos de maturidade, duração do ciclo e época de semeadura, para alinhar a fisiologia da soja com as condições ambientais, para que se alcance altas produtividades.

Autor(a)

Elevagro Plataforma

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR: