Falando um pouco sobre Cooperativismo

Publicado em: 27/08/2021
Compartilhe:

Ouça neste podcast um pouco mais sobre o cooperativismo no agro 

A presença do cooperativismo se dá por meio da cooperativa, definida como “a
união de trabalhadores ou profissionais diversos, que se associam por iniciativa própria, sendo livre o ingresso de pessoas, desde que os interesses individuais em produzir, comercializar ou prestar um serviço, não sejam conflitantes com os objetivos gerais da cooperativa” (CRÚZIO, 2005, p. 13).

O principal objetivo de uma cooperativa é comercializar a produção dos seus membros, permitindo que seus cooperados agreguem uma renda maior e que possam reinvestir parte desses benefícios para o bem comum do grupo. Assim, todos os membros das cooperativas são também donos delas, uma vez que cada cooperando contribui com uma quantia em dinheiro para formar seu capital social. Existem diversos tipos de cooperativas que trabalham de formas diferenciadas, algumas ainda seguem o espírito do cooperativismo, já em outras predomina a questão comercial.

Confira neste Podcast AgroDepende a participação do Ms. Marcelino Colla que em forma de uma conversa nos passa um pouco de seu conhecimento e experiência sobre cooperativismo.

Referência

CRÚZIO, Helnon de Oliveira. Como organizar e administrar uma Cooperativa: uma alternativa para o desemprego. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

Autor(a)

Conteudista Agro Depende

PODCASTs MAIS ACESSADOS:
VOCÊ PODE GOSTAR: