Safra 2022/23 é estimada em 313 milhões de toneladas de grãos

Publicado em: 22/11/2022
Compartilhe:

Há poucos dias a Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, divulgou o segundo boletim de acompanhamento da safra brasileira de grãos (acesse aqui e baixe a publicação na íntegra), onde estima a produção nacional de grãos em 313 milhões de toneladas, o que corresponde a um incremento de 15,5% ou 42 milhões de toneladas em relação à safra 2021/22.

Para o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, o aumento de mais de 15% na produção de grãos reflete os aumentos esperados para a cultura da soja. A oleaginosa deve apresentar um aumento de 4,2% na área semeada, 17,3% na produtividade, resultando em uma produção esperada de 153,5 milhões de toneladas de soja, o que representa um aumento de 22,3% em comparação com a safra 2021/22.


Acompanhe a seguir os dados de produção esperados para as principais culturas agrícolas brasileiras:


Algodão: Embora esteja em período de vazio sanitário, prevê-se para a cultura de

algodão um aumento de 2,6% da área cultivada nesta safra, em relação à passada,

totalizando 1.642,2 mil hectares.




Arroz: Houve redução do cultivo em quase todas as regiões produtoras de arroz, principalmente em sequeiro, o que levou a uma diminuição de 6,2% na área semeada. A expectativa é que sejam produzidas 10,6 milhões de toneladas de arroz nesta safra.



Feijão: Assim como para o arroz, a Conab também prevê uma redução de 2,7% na área plantada de feijão. Somando as três safras, ainda se espera uma produção de 2,9 milhões de toneladas, aproximadamente, o que representa uma projeção de redução de 3% na produção.




Milho: Para a primeira safra do cereal, a Conab aponta uma redução de pouco mais de 3% na área plantada, em função do alto custo de produção observado para a cultura, a ocorrência da cigarrinha do milho e a migração dos produtores para cultivos mais rentáveis.

40% da área destinada ao milho já foi implantada e está em pleno desenvolvimento.




No somatório das três safras de milho, a estimativa é de 126,4 milhões de toneladas produzidas em mais de 22 milhões de hectares, com um aumento de 3,4% na área total cultivada com o cereal e de 12% na produção.


Soja: Responsável em boa parte pelo...

Para visualizar o conteúdo completo, torne-se usuário PREMIUM

Autor(a)

Caroline Maria Rabuscke

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR: