Qual visão o agricultor precisa ter da fazenda para ser bem sucedida?

Publicado em: 29/06/2022
Compartilhe:

Considerando o cenário nacional, os produtores rurais estão inseridos dentro de um setor que responde por grande parte do PIB brasileiro. Porém, existem cerca de 3 milhões de propriedades rurais hoje e a grande maioria não é competitiva.

Competitividade está relacionada com a busca de melhorar os resultados, ter uma visão estratégica do negócio. Como exemplo, o produtor de grãos que busca reduzir custos e manter produtividade, aumentando a margem de lucro; ou o produtor de hortaliças que divulga seu negócio nas mídias sociais ou cria uma marca que caracteriza seu produto no mercado.

O produtor precisa ver sua propriedade como uma empresa.

O que vem a ser empresa e empresário?

De acordo com o artigo 966 do Código Civil, "considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou a circulação de bens ou de serviços".

A empresa é uma união de todos os recursos que o empresário tem na mão. Faz a gestão e administração e alcança os resultados esperados e estimados através de metas e objetivos. Uma empresa sempre visa resultados lucrativos: o que importa acima de tudo é dinheiro e, consequentemente, é o que sustenta o negócio.

Hoje o produtor precisa ter uma visão diferenciada da sua empresa, dando a devida atenção à análise dos dados e dos números. O agricultor passa muito tempo no chão da fábrica e pouco tempo dentro do escritório definindo ações para agilizar o alcance de resultados.

A forma como o produtor está conduzindo a lavoura pode estar lhe gerando muitos lucros, mas será que não é possível alcançar maior margem apenas com o pequeno esforço de entender como está o andamento financeiro da empresa?

Para visualizar o conteúdo completo, torne-se usuário PREMIUM

Autor(a)

Conteudista Emelin Baum Kruger

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR: