Ir para o conteúdo
Logo Elevagro
  • Quem Somos
  • Planos
  • Aprenda

    Cursos

    Diversos cursos dedicados ao agronegócio para aprimorar suas habilidades Saiba mais

    Trilhas

    Jornadas guiadas de aprendizado para você se especializar na sua área Saiba mais

    Plataforma de cursos

    A maior plataforma de cursos por assinatura especializada no agronegócio Saiba mais

    Veja também:

    Especialização
    Pós graduação
    Elevagro Corporate
  • Conteúdos
    Blog
    Materiais gratuitos
  • Login
Conheça a plataforma
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Login

Início / Principais pragas da cultura do tabaco: Lagarta-Helicoverpa

  • Materiais Técnicos
  • 22/02/2022

Principais pragas da cultura do tabaco: Lagarta-Helicoverpa

Sumário

Lagarta-Helicoverpa (Helicoverpa armigera – Lepidoptera: Noctuidae)

Helicoverpa armigera é um inseto que possui metamorfose completa, ou seja, durante seu desenvolvimento biológico passa pelas fases de ovo, lagarta, pré-pupa, pupa e adulta. É uma espécie que apresenta alta capacidade de sobrevivência quando exposta as condições ambientais adversas, tais como excesso de calor, frio ou seca, associada a uma grande capacidade de dispersão, podendo em alguns casos percorre distâncias de até 1.000 km a procura de alimento e condições adequadas para seu desenvolvimento e reprodução. Aliado a essas características, H. armigera é uma espécie altamente polífaga, sendo relatada a sua ocorrência em mais de mais de 60 espécies de hospedeiros, podendo causar danos nas mais diversas culturas.

 

Identificação e duração do ciclo

Os adultos de H. armigera possuem a asa anterior de coloração cinza-esverdeada (macho) e creme escuro (fêmeas), com as margens exteriores de coloração escura e uma mancha em formato de rim na parte central (Figura 1). As asas posteriores são de coloração mais clara, apresentando a margem exterior de coloração mais escura, semelhante a asa anterior. Os adultos podem sobreviver por até 12 dias, sendo que as fêmeas possuem maior longevidade que os machos. As fêmeas de H. armigera podem colocar até 3.000 ovos durante o período de oviposição, que dura cerca de 5,3 dias. Os ovos na sua fase inicial de desenvolvimento são de coloração branco-amarela e possuem um aspecto brilhante, e quando chegam próximo ao momento da eclosão passam a apresentar coloração mais escura como mostram as imagens abaixo:

Fotos: Juliano Farias (Instituto Phytus)

 

As larvas podem passar por até seis instares durante o seu desenvolvimento, apresentando colorações diversas, desde branco-avermelhado no instares mais iniciais até verde nas fases finais do desenvolvimento larval. Essa variação de coloração é grandemente influenciada pela alimentação desses insetos durante essa fase, sendo essa uma característica não recomendada para identificação, veja nas figuras abaixo:

Diferentes colorações de H. armigera na fase larval.
Fotos: Juliano Farias (Instituto Phytus)

 

Após a fase de larva, o inseto passa a fase de pré-pupa e então para a fase de pupa, que dura entre 10 e 14 dias e ocorre no solo. A pupa possui coloração marrom com aspecto brilhoso. A duração total do ciclo desse inseto é de 4 a 5 semanas, variando principalmente em função das condições ambientais e do alimento disponível durante a fase larval.

Fotos: Juliano Farias (Instituto Phytus)

 

Danos no fumo

Na cultura do tabaco, essas lagartas podem se alimentar de folhas, hastes e brotos tanto durante a fase de desenvolvimento como durante a fase reprodução, podendo causar perdas significativas no rendimento e qualidade do produto final. Outro fator que eleva o patamar de importância econômica desse inseto é a inerente capacidade de causar danos num grande número de hospedeiros, podendo sobreviver alimentando-se de plantas hospedeiras alternativas durante o período que a cultura principal encontra-se ausente na área de cultivo.

 

Monitoramento e controle

O nível de controle ainda não foi estabelecido para esse inseto na cultura do tabaco. Os adultos de H. armigera podem ser monitorados, utilizando armadilhas luminosas, como também armadilhas iscadas com o seu feromônio sexual. O monitoramento efetivo de ovos, lagartas, pupas e adultos de H. armigera é considerado fator chave para a implementação com êxito das estratégias de manejo dessa praga. O controle químico, com a utilização de inseticidas, tem sido largamente aplicado nos ambientes agrícolas em que essa praga ocorre em razão de ser, muitas vezes, uma alternativa de ação rápida, confiável e econômica.

 

 

Foto de Dr. Juliano Ricardo Farias

Dr. Juliano Ricardo Farias

Engenheiro Agrônomo pela UFSM com período de estágio de vivência prática nos Estados Unidos nas áreas de agricultura e bovinocultura de corte. Durante a graduação ainda desenvolveu pesquisas nas áreas de tecnologia de aplicação de inseticidas, georeferenciamento de insetos-praga e manejo integrado de pragas na soja. Mestre pela UFSM com o trabalho de dissertação na área de manejo de lepidopteros-praga com milho Bt e inseticidas. Doutor em entomologia da ESALQ/USP, atuando na área de resistência de insetos as proteínas Cry. Durante o doutorado participou de um período sanduíche na University of Minnesota (EUA). Formação: Doutor em Entomologia. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo, ESALQ - USP (Brasil) com período sanduíche em University of Minnesota System (EUA) . (2010 - 2014); Mestre em Agronomia. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (RS) (2008 - 2010); Graduação em Agronomia. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (RS) (2002 - 2008); Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agropecuária. Colégio Agrotécnico (RS) (1996 - 1998);
Ver outros conteúdos deste autor

2 respostas

  1. Avatar Josenildo disse:
    20/06/2024 às 10:58

    Fui picado por essa largará, enquanto descascava o milho, esse tipo de largará é venenosa?

    Responder
    1. Caroline Rabuscke Caroline Rabuscke disse:
      24/06/2024 às 08:39

      Olá Josenildo, tudo bem?
      A Helicoverpa é uma lagarta que se alimenta de folhas, hastes e brotos de plantas, não sendo venenosa às pessoas. Porém, acidentes com algumas espécies de lagartas ocorrem quando o indivíduo toca a mesma, ocasionando “queimaduras”, por isso a nossa orientaçãpo é você procurar o serviço de saúde mais próximo, para que um profissional de saúde avalie a sua condição e indicação do tratamento adequado.
      Esperamos ter ajudado!
      Abraços!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não deixe sua carreira para depois

Experimente agora e conheça todas as funcionalidades e benefícios da plataforma Elevagro.

Conheça a plataforma

Enriqueça seu conhecimento sobre o campo

Acesse gratuitamente os materiais ricos exclusivos da Elevagro.

VEJA TAMBÉM

Bactérias fitopatogênicas: o que são e como lidar
  • Doenças
  • 27/01/2025

Bactérias fitopatogênicas: o que são, suas caracterí...

As bactérias fitopatogênicas representam um desafio significativo para a produção agrícola global. Essas bactérias podem causar doenças que afetam a...

Ver mais
Germinação de sementes: o que é e como ocorre
  • Sementes
  • 13/01/2025

Germinação de sementes: o que é e como ocorre

A semente tem a função de perpetuação e multiplicação das espécies. É o elemento principal no estabelecimento, expansão, diversificação e...

Ver mais
Tendências do agronegócio para 2025
  • Mercado, Produtividade
  • 16/12/2024

Tendências do agronegócio 2025: tudo que você precis...

Com uma previsão de aumento para 8 bilhões de pessoas no mundo em 2050, o cenário atual da agricultura exige...

Ver mais
Ver mais artigos

Expanda seu conhecimento. Explore nossos cursos do agronegócio.

Confira os cursos
Logo Elevagro
Conhecimento que transforma a produtividade do agronegócio.
  • INSTITUCIONAL
  • Quem somos
  • Perguntas frequentes
  • Termos de uso e serviços
  • Política de privacidade
  • APRENDA
  • Cursos
  • Trilhas
  • Plataforma de cursos
  • Especialização
  • Pós-graduação
  • Elevagro Corporate
  • CONTEÚDOS
  • Blog
  • Seja um criador de conteúdo
  • CONTATO
  • Fale conosco
  • relacionamento@elevagro.com
  • (51) 9 9879-4278
  • Trabalhe conosco
Logo Google
WebShare a SEO First company © Copyright - Elevagro - Todos os direitos reservados