Boas Práticas na Gestão da Fazenda

Publicado em: 26/08/2022
Compartilhe:

A gestão da fazenda pode representar um grande desafio para os produtores rurais, especialmente, para aqueles que não trabalham com planejamento e não possuem uma visão estratégica do negócio.

Nesse artigo vamos explicar o que é a gestão da fazenda, seus benefícios e explicar como aplicá-la na sua empresa rural.

Acompanhe a seguir!

O que é a gestão de fazenda?

De modo geral, a gestão da fazenda consiste em um conjunto de medidas que envolvem os processos administrativos e operacionais da propriedade.

Nesse sentido, o processo administrativo está relacionado às finanças do negócio enquanto o processo operacional está associado ao gerenciamento de máquinas e implementos agrícolas.

Portanto, para gerenciar a fazenda, o produtor precisa lidar com aspectos como: planejamento orçamentário, análise de custos e receitas, análise de fluxo de caixa, controle de estoque, manutenção de máquinas e implementos, entre outros.

Sendo assim, os produtores precisam gerenciar tanto as atividades executadas “dentro da porteira”, ou seja, atividades inseridas na unidade produtiva, como as “fora da porteira”, que consistem nas operações de armazenamento, beneficiamento e distribuição.

Por que a gestão da fazenda é importante?

A gestão da fazenda é importante porque possibilita uma visão ampla e clara sobre o negócio. Por meio de planejamento e administração eficientes da propriedade, o gestor consegue tomar decisões assertivas sobre questões relacionadas à produção, finanças, comercialização e utilização de novas tecnologias, que podem agregar valor, eficiência e lucratividade à empresa rural.

Nesse contexto, ao atuar através de um planejamento eficiente de gestão rural, é possível estabelecer dinâmicas próprias em prol de objetivos em comum, que resultam em um objetivo maior do negócio. Além de permitir que o gestor tenha o controle sobre situações que envolvem o dia a dia da fazenda.

Em geral, com os dados da empresa rural em mãos, o gestor tem mais autonomia para realizar planejamento de produção agrícola e conduzir a empresa de forma segura.

Assim, é possível realizar análises e avaliar se a empresa realmente está no caminho certo, o que é determinante para o sucesso do negócio.

Como fazer a melhor gestão da fazenda?

Em geral, para fazer uma melhor gestão da fazenda é necessário considerar alguns pontos importantes. Confira!

Capacitação em Gestão Rural

O primeiro passo para conseguir realizar uma melhor gestão da fazenda é se capacitar. Por isso, o recomendado é que o produtor rural busque capacitação para aprender a gerir o seu próprio negócio. Isso pode ser feito por meio de cursos de Gestão Rural.

Escolha bons líderes

A princípio, a liderança é um dos pontos primordiais para o sucesso de uma empresa. No setor do agronegócio, o líder é responsável por motivar a equipe, resolver os problemas, bem como criar pontes entre a sua área e outros departamentos.

E não para por aí, ao lidar com a agricultura e pecuária, o líder/administrador rural precisa estar aberto e atento às inovações tecnológicas da área. Isso inclui trabalhar com sistemas de gestão rural, que auxiliam no gerenciamento da lavoura e contribuem para a tomada de decisões mais assertivas para a empresa.

Em resumo, a liderança na gestão da fazenda tem o importante papel de prever dificuldades, encontrar soluções e orientar sua equipe.

Treine os funcionários

Assim como a capacitação e escolha de uma boa liderança, também será fundamental treinar os funcionários. Afinal, não adianta investir em estratégias, ferramentas e equipamentos, se os funcionários não tiverem capacidade para desenvolver as tarefas.

Portanto, invista em treinamentos e se preocupe em alinhar as expectativas do negócio em relação a cada um deles.

Foque em resultados

Sabemos que o desempenho do negócio rural é avaliado através dos seus resultados. Por meio dele, o produtor conseguirá ter uma visão clara sobre a real situação da fazenda e avaliar se é o momento certo de investir ou evitar gastos.

Contudo, vale lembrar que medir o desempenho da fazenda envolve mais que anotar a quantidade produzida ao final do ciclo produtivo. Além disso, é necessário monitorar a produtividade dos funcionários, o uso de equipamentos agrícolas e etc.

Use a tecnologia como aliada

A princípio, a tecnologia pode ser uma grande aliada do produtor, uma vez que ajuda a controlar, organizar e acompanhar os processos e demandas da fazenda.

Na prática, um software de gestão, por exemplo, permite que o produtor armazene os dados com segurança, além de garantir o fácil acesso, visto que a plataforma permite que as informações fiquem organizadas para simplificar a análise completa da fazenda.

Quais são os principais benefícios de uma boa gestão?

A princípio, uma boa gestão pode beneficiar a propriedade rural em diversos aspectos. Entre eles estão:

  • Mais efetividade;

  • Rotina organizada e mais ágil;

  • Auxilia na elaboração de processos que possibilitam a previsibilidade das atividades agrícolas;

  • Aponta os níveis ideais de investimentos seja em bens materiais ou tecnologia;

  • Mais assertividade na tomada de decisões;

  • Simplifica os processos operacionais;

  • Redução de custos e gastos;

  • Máximo de retorno para os investimentos;

  • Redução de custos e gastos.

Contudo, a gestão da fazenda permite que o produtor tenha acesso a informações e dados importantes sobre a produção e o funcionamento da lavoura como um todo.

Como resultado, é possível ter uma safra lucrativa, visto que a análise de informações ajudam na elaboração de estratégias seguras de crescimento e no aprimoramento das existentes, gerando assim, a elevação do lucro do negócio.

Ademais, ao gerenciar os custos, ou seja, os gastos que envolvem a fazenda, o produtor consegue identificar oportunidades de investimento e ter maior controle sobre o momento certo de adquirir novos maquinários, ampliar a infraestrutura e contratar novos funcionários.

Qual ferramenta pode auxiliar na gestão da fazenda?

O software de gestão rural é uma excelente ferramenta para realizar a gestão da sua propriedade.

Na prática ele contribui para melhores práticas de gestão dos recursos materiais, humanos, financeiros e ecológicos, bem como simplifica as operações diárias de um agricultor.

Em resumo, o software de gestão representa uma solução capaz de apontar caminhos e auxiliar na tomada de decisão do gestor agrícola. Assim, oferece gerenciamento detalhado, por meio de dados, suporte na gestão financeira e contribui para o aumento da produtividade agrícola.

Quais são os principais desafios da gestão rural?

Entre os principais desafios da gestão rural, podemos citar...

Para visualizar o conteúdo completo, torne-se usuário PREMIUM

Autor(a)

MyFarm

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR: