Irrigação de pastagens em períodos secos

Publicado em: 14/04/2022
Compartilhe:

Nos últimos anos, estamos presenciando inúmeras crises hidrológicas. Neste ano, o Rio Grande do Sul está sendo um dos Estados mais afetados. A irrigação é uma prática que, de maneira sustentável, auxilia na manutenção da produtividade das culturas, minimizando assim perdas (Figura 1).  

Figura 1. Projeto de irrigação em pastagem. Fonte: registro da autora.


A importância da irrigação para pastagens em períodos secos

As pastagens são compostas por      forrageiras, podendo ser naturais, implantadas, formadas por uma ou mais espécies. Cada espécie tem suas peculiaridades de exigência, tanto em fertilidade, quanto no consumo de água para o acúmulo de massa seca. 

Quando se pretende fazer a instalação de um sistema de irrigação, deve-se analisar a propriedade como um todo, averiguar qual é o seu nível tecnológico e ver o custo-benefício, pois a irrigação ocasiona custos adicionais. Quando se pretende instalar um sistema, deve-se também averiguar a viabilidade inicial do projeto. A viabilidade pode ser determinada por uma equação simples: o custo de aquisição e operação do equipamento que se deseja implantar deve ser inferior à soma dos prejuízos gerados pelas estiagens com o lucro que poderia advir de uma pastagem com qualidade superior à que se possui (RICHETER, 2007).

A irrigação permite uma maior produção de alimento ao rebanho, reduzindo a oscilação da alimentação ao longo do ano.  Dependendo da espécie a ser irrigada, poderão ser encontrados expressivos resultados na produção da atividade leiteira, bem como o aumento da lotação animal na área (VIANA et al., 2005). A resposta na capacidade produtiva das pastagens, em função da irrigação, está diretamente relacionada com fatores climáticos, especialmente temperatura e fotoperíodo (ALENCAR et al., 2009).

A irrigação das pastagens deve ocorrer em horários mais frescos do dia e com menor incidência solar, minimizando assim perdas por evaporação. 


REFERÊNCIAS

ALENCAR, C. A. B et al. Irrigação de pastagem: atualidade e recomendação de uso e manejo. Pastagens. R. Bras. Zootec., v. 38, jul. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-35982009001300012.

VIANA, M. C. M.; COSER, A. C.; MARTINS, C. E.; ANDRADE, C. L. T.; ALENCAR, C. A. B. Irrigação de pastagens. Rev. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 26, n. 226, p. 66-74, 2005.

RICHERT, L. A. Cap. 17 - Irrigação de Pastagens. In: ILPF - Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Embrapa, 2007. p. 489-507. Disponível em: http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/li/li01-forrageiras/cap17.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
Autor(a)

Scheila Andrieli Silveira Bones

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR: