Germinação pré-colheita em trigo: efeitos na produtividade e qualidade industrial

Publicado em: 13/10/2022
Compartilhe:

O trigo (Triticum aestivum), pertencente à família das Poaceaes, é uma das principais culturas do mundo. O trigo é utilizado para consumo humano e animal (NETO & SANTOS, 2017). No processo de moagem do trigo, as proteínas armazenadas no endosperma são fundamentais para a formação e estruturação do glúten para a fabricação de pães, massas alimentícias, bolos, biscoitos, dentre outros. 


Resistência de germinação na espiga

A germinação pré-colheita de trigo é hoje um dos fatores importantes a serem superados na triticultura (PIRES et al., 2011). A germinação pré-colheita é a germinação dos grãos ainda na espiga, antes de serem colhidos, acarretando diminuição na qualidade e na produtividade (OKUYAMA et al., 2017). De acordo com RIGATTI et al. (2019) e ZHANG et al. (2017), a germinação pré-colheita causa danos ao trigo devido ao seu impacto negativo na produção e na qualidade do uso final, diminuindo o rendimento entre 6% a 10%, e o valor de comercialização pode ser reduzido em até 50%. 


Quando e como ocorre a germinação pré-colheita em trigo? 

A ocorrência da elevada precipitação e temperatura no momento da colheita são os principais fatores que resultam na quebra de dormência da semente. Esse processo dá início ao processo de germinação, marcado pela embebição de água, reativação de organelas e macromoléculas preexistentes e a respiração de reservas, gerando ATP (adenosina trifosfato) como fonte de energia para o desenvolvimento do embrião. O hormônio essencial para quebra da dormência são as giberelinas, que no processo metabólico da germinação das sementes vão promover a síntese da enzima hidrolítica amilase, responsável pela degradação do amido (CARVALHO & NAKAGAWA, 2012).  


Como evitar perdas de germinação pré-colheita ...



Para visualizar o conteúdo completo, torne-se usuário PREMIUM

Autor(a)

Dr. CESURG
Drª. Daniela Meira

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR:

Você precisa fazer login para postar comentários!