Fundamentos do manejo para a qualidade dos solos agrícolas e produtividade das culturas – Parte I

Publicado em: 24/05/2022
Compartilhe:

Parte I: Compreendendo o sistema solo-planta

Nessa primeira sessão iremos abordar alguns conceitos chaves para depois discutirmos a importância do manejo no sistema solo-planta.


Princípios termodinâmicos: o que é um sistema?

Um sistema pode ser compreendido como uma região ou um conjunto de matéria distinguível. Isso significa que um sistema possui uma fronteira – real ou imaginária – que delimita os seus limites. Por exemplo, uma panela de pressão com água dentro é um sistema. A água é a matéria que ocupa um determinado espaço delimitado pela estrutura da panela de pressão. Nesse caso, estamos falando de um sistema fechado. Nesse sistema ocorre pouca ou nula entrada e saída de matéria, ocorrendo troca de energia entre o sistema e o ambiente da sua vizinhança. Se aquecermos a panela de pressão com uma chama, adicionaremos energia térmica ao sistema. Se desligarmos a chama e deixarmos a panela em temperatura ambiente, ocorrerá um fluxo de energia térmica até a temperatura da água alcançar o mesmo nível que o ambiente em sua vizinhança. Essa tendência ao equilíbrio – denominado de termodinâmico – é uma característica típica dos sistemas fechados, ou seja, um estado estacionário e de poucas alterações.

Todavia, existem os sistemas abertos. Por exemplo, o sistema solo-planta pode ser considerado um sistema do tipo aberto – como veremos adiante. O conjunto solo-planta pode ser considerado um sistema porque representa não somente uma região em nosso planeta, mas também um conjunto de matérias que estão intimamente associados e delimitados pelas suas relações. Claro, definir os limites do sistema solo-planta não é tão simples como determinar os limites de um sistema fechado, no caso da panela de pressão. Todavia, os solos e as plantas estão intimamente relacionados e, em muitos casos, indissociáveis. Devido a isso, o conjunto solo-planta é considerado um sistema de grande interesse nas investigações científicas.


Mas, afinal, porque o conjunto solo-planta pode ser considerado um sistema aberto?


Para visualizar o conteúdo completo, torne-se usuário PREMIUM

Autor(a)

Me. Lisiane Sobucki

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR: