Apresentação Seminário Phytus - Nematologia

Publicado em: 15/07/2016
Compartilhe:

Neste material, confira parte da apresentação de resultados da área de nematologia ministrada pelo M.Sc. Paulo Sérgio Santos no 1º Seminário Phytus. Se você deseja assistir à palestra completa do pesquisador, seja um associado Premium e tenha acesso ao conteúdo completo.

Nesta palestra, o Pesquisador Paulo Sérgio dos Santos comenta sobre os principais aspectos da ocorrência de nematoides no RS como:

  • Dinâmica de fitonematoides na cultura da soja
  • Cenário no RS
  • Reação de Cultivares de soja
  • Considerações finais
  • Perspectivas Futuras.

 

Dinâmica de fitonematoides na soja

O pesquisador comenta que os fitonametoides são parasitas de ordem obrigatória, ou seja, necessitam das plantas para sobreviverem. Além disso, são habitantes naturais do solo e encontram-se em maiores populações quando ocorre o monocultivo de soja e também, depende do sistema de cultivo do produtor. Outro ponto importante é o fator de reprodução (FR) dos nematoides nas plantas, ou seja, quanto determinada espécie de nematoide se multiplica em determinada cultura/cultivar, este por sua vez, dita a escolha da cultura/cultivar da área levando em consideração o menor fator de reprodução.

Cenário dos Fitonematoides – RS

Em praticamente todas as regiões mapeadas do estado já existem áreas infestadas com nematoides, sendo eles principalmente de três espécies: Meloidogyne javanica, M. indica e Pratylenchus brachyurus. As duas primeiras espécies apresentam a formação de galhas no sistema radicular, sendo portanto, nematoides de galhas, e a terceira espécie apresenta coloração enegrecida na raiz, chamado de nematoide das lesões. Ambos os gêneros citados apresentam em parte área clorose e desenvolvimento retardado em reboleiras nas áreas.

Reação de cultivares de soja

O pesquisador, após fazer experimentos de reação de cultivares de soja ao M. javanica, concluiu que a maioria das cultivares apresentaram FR maior que 10, ou seja, muito sensíveis e, portanto, multiplicadoras da espécie de nematoide em questão. Salienta-se com isso, que o conhecimento do FR de cada cultura/cultivar é de extrema importância a fim de evitar o aumento da população, viabilizando o cultivo na área.

Considerações finais

Como considerações finais sobre o assunto, o pesquisador salienta que é necessária a correta identificação do problema, monitoramento (através da flutuação populacional) e traçar estratégias de manejo, principalmente usando a ferramenta genética.

Perspectivas futuras

Modelagem de sistema de produção das outras regiões do Brasil, outras culturas e condições climáticas.

 
Autor(a)

Dr. Paulo S. Santos

MATERIAIS MAIS ACESSADOS:
VOCÊ PODE GOSTAR: