A importância do Compliance para os pequenos agricultores e empreendedores em expansão dos negócios

Publicado em: 16/02/2022
Compartilhe:

Compliance e sua importância para agricultores e empreendedores

Um mercado competitivo como o atual apresenta muitas instabilidades, portanto, as empresas de diferentes segmentos estão sempre se reciclando e projetando novas estratégias para permanecerem competitivas e aproveitando as oportunidades do momento. Para os pequenos empreendedores e agricultores que estão começando no mercado não é diferente. Uma das alternativas para se prevenir de prejuízos relacionados à burocracia da empresa, é o pequeno empreendedor e o agricultor em expansão aplicarem a compliance na empresa para evitar prejuízos futuros e aproveitarem as boas ocasiões que poderão surgir.

Compliance vem do verbo “to comply” em inglês e, na tradução, significa estar em conformidade com normas e diretrizes já estabelecidas. Assim, a compliance envolve regras, leis, políticas, controles internos e externos, os quais regulamentam as empresas de todos os portes

Quando uma pequena empresa ou pequeno agricultor está com os seus negócios em expansão, ele irá adaptar a sua empresa às novas leis e às diretrizes por meio da compliance. Assim, as atividades estarão em conformidade com a legislação em todos os seus setores.

A aplicação da compliance em pequenos negócios que estão em expansão é fundamental para evitar problemas burocráticos futuros que podem trazer prejuízos financeiros e patrimoniais no segmento em que a empresa atua, entre outros problemas. 

As diretrizes de compliance podem ser aplicadas dentro dos pequenos negócios em expansão ou nas novas políticas implantadas na empresa para expandir seus negócios. De preferência, esse processo deve ser coordenado por uma equipe responsável por organizar as políticas e as diretrizes da empresa e deixá-las alinhadas com os objetivos e com o planejamento da organização.

Uma das vantagens da compliance dentro das empresas é a possibilidade de atrair novos investidores para a organização porque por meio dela os investidores terão mais segurança para realizar o investimento. 

Outra vantagem é a identificação de riscos que a empresa poderia correr e as precauções que podem ser tomadas para evitar possíveis prejuízos. Além de ganhar credibilidade com seus clientes para adquirirem os produtos da empresa, com os órgãos públicos, que muitas vezes concedem premiações para incentivar esse tipo de iniciativa dentro das empresas, e também com os bancos, para conseguir novos financiamentos para investir nos projetos da empresa.

No Brasil, embora o setor de agricultura dificilmente seja afetado pelas instabilidades econômicas do país, por tratarem-se de produtos essenciais, a aplicação da compliance é muito interessante para quem está expandindo os negócios. Independentemente do segmento, a empresa terá segurança legislativa e passará este requisito para os envolvidos no processo, que podem beneficiar a empresa.

Confira também!

Autor(a)

Wellington Belisario da Silva

MATERIAIS MAIS ACESSADOS:
VOCÊ PODE GOSTAR: