Postura da Lagarta-do-cartucho-do-milho

Publicado em: 28/01/2022
Compartilhe:

A Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae), conhecida como lagarta-do-cartucho-do-milho, é considerada a principal praga em milho quando pensamos em lagartas, já que pode atacar as plantas a partir da emergência, estendendo-se até o final do ciclo de desenvolvimento. 

As suas posturas são realizadas em massas de 100 a 300 ovos, como podemos ver na foto, que permanecem em incubação pelo período de 3 dias, quando ocorre a eclosão. O período larval irá durar de 15 a 28 dias, podendo chegar a 7 ínstares de desenvolvimento. Cada fêmea tem a capacidade de ovipositar mais de 1000 ovos. A espécie tem por característica a ocorrência de surtos, ou seja, em poucos dias uma área sem infestação de lagartas pode ficar tomada, sendo esta característica muito comum na cultura do milho.

A lagarta-do-cartucho-do-milho tem como principal característica a capacidade de se adaptar às situações do meio, moldando seus hábitos conforme o desenvolvimento da planta de milho, mudando também seus danos em cada fase. Apresenta ainda a versatilidade de se adaptar a uma grande quantidade de plantas hospedeiras (> 100 espécies).

 

Autor(a)

Caroline Maria Rabuscke

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR: