Aplicação de KCl e dano foliar na soja

Publicado em: 22/02/2022
Compartilhe:

A adubação potássica é indispensável para o cultivo da soja. Este macronutriente auxilia na regulação estomática, pois está ligado diretamente à absorção de água pela planta, formação e enchimento de grãos, entre outros processos. Sua aplicação, por vezes, ocorre de forma parcelada, sendo uma parte feita a lanço, e essa prática requer um grande cuidado.

Quando feita a lanço durante o ciclo de desenvolvimento da cultura, é importante evitar condições em que a planta apresente molhamento foliar. Pois quando em contato com a folha úmida, o potássio (por ser um sal), pode aderir à folha e causar necrose localizada, conforme ilustrado nas fotos. Aplicações com presença de orvalho nas folhas ou aplicações logo após a chuva podem favorecer esse dano. 

Uma estratégia é realizar a aplicação antes da ocorrência da chuva (quando a chuva não for de grande volume, por perigo de lixiviação e escoamento superficial). Outro fator que interfere nesse dano é a área foliar. Plantas mais novas apresentam uma área foliar menor, consequentemente, menor área de contato entre folha e grânulo de KCl e menor o risco de dano foliar.

Autor(a)

Dr. IdealFarm

FOTOS MAIS ACESSADAS:
VOCÊ PODE GOSTAR: