A Cigarrinha da manga (Idioscopus spp.) é um inseto sugador que pode atacar todas as partes da planta, desde os galhos até os frutos. As cigarrinhas sugam o floema (que conduz nutrientes pelos vasos), chegando a diminuir ou cessar completamente a sua capacidade de transporte de seiva.
Além dos danos diretos, estes insetos produzem ainda uma substância adocicada, que atrai outros insetos e é o meio ideal para a ocorrência de fumagina na planta. O aparecimento e permanência de fungos na superfície foliar compromete a fotossíntese, reduzindo o vigor da planta e, consequentemente, sua produtividade.
Para evitar a ocorrência da Cigarrinha em mangueiras, é necessário monitorar regularmente a plantação, manter uma distância razoável entre as árvores, selecionar variedades resistentes e adquirir mudas em locais certificados e de confiança.
Referências: Cigarrinha da Manga. Disponível em: plantix.net
2 respostas
Meu pé de manga já faz 3 anos q fica lindo de flor e vem um bicho a noite e cone todas as flores com as manguinhas e tudo o q pode ser?
Olá Aurisdete, tudo bem?
Consegue mais detalhes dos danos causados?
Existem várias pragas que atacam a manga, segundo Barbosa et al. (2005), há vários insetos e ácaros associados à mangueira, onde 31 danificam frutos, 78 danificam folhas, 18 danificam inflorescências, 9 danificam brotações e 45 danificam ramos e troncos. Separei um compilado sobre as pragas que pode te ajudar a indentificar: Manjejo integrado de pragas na Mangueira.
Espero que eu tenha ajudado!
Abraços!