O vazio sanitário é um espaço de tempo onde a área de cultivo deve ser mantida sem a presença de plantas de soja . Essa técnica de manejo visa controlar a ocorrência do fungo causador da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), que é atualmente a doença que causa mais preocupação para os sojicultores no país, pois pode levar à perda de 100% da produção.
A realização do vazio sanitário por um período mínimo de 90 dias evita a proliferação da ferrugem, uma vez que o fungo causador consegue sobreviver em ambiente favorável como restos vegetais, por pelo menos 55 dias. A estação em que deve ser realizado varia de acordo com a região e, para isso, há um calendário elaborado por órgãos competentes para melhor orientar os produtores.
Além de combater a ferrugem, a execução do vazio sanitário reduz ainda a necessidade do uso contínuo de fungicidas para controle do P. pachyrhizi, contribuindo para uma produção mais sustentável e menos onerosa.
Referências bibliográficas:
Ferrugem: manejo e prevenção. Embrapa Soja. Disponível em: https://www.embrapa.br/soja/ferrugem/vaziosanitariocalendarizacaosemeadura
Ferrugem asiática da soja e as estratégias para enfrentá-la. Mais Soja. Disponível em: https://maissoja.com.br/ferrugem-asiatica-da-soja-e-as-estrategias-para-enfrenta-la/