Ir para o conteúdo
Logo Elevagro
  • Quem Somos
  • Planos
  • Aprenda

    Cursos

    Diversos cursos dedicados ao agronegócio para aprimorar suas habilidades Saiba mais

    Trilhas

    Jornadas guiadas de aprendizado para você se especializar na sua área Saiba mais

    Plataforma de cursos

    A maior plataforma de cursos por assinatura especializada no agronegócio Saiba mais

    Veja também:

    Especialização
    Pós graduação
    Elevagro Corporate
  • Conteúdos
    Blog
    Materiais gratuitos
  • Login
Conheça a plataforma
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Login

Início / Vantagens da inoculação e co-inoculação na soja (Glycine max)

  • Direto da Pesquisa
  • 24/07/2022

Vantagens da inoculação e co-inoculação na soja (Glycine max)

Sumário

Introdução

A soja (Glycine max) é uma das principais commodities agrícolas do mundo (BARBOSA et al., 2021). Devido ao fato de que esta cultura apresenta alto teor de proteína e óleo, ela é utilizada em vários setores da agroindústria (ZEFFA et al., 2020). O cultivo da soja no país tem aumentado significativamente  nos últimos anos, com isso, o cultivo requer novas tecnologias para que se possam obter boas produtividades, com menor custo de produção, sendo os inoculantes uma ferramenta viável para auxiliar nesta situação (BRACCINI et al., 2016).

A soja é uma cultura que demanda grandes quantidades de nitrogênio para a obtenção de altos tetos produtivos (BRACCINI et al., 2016). Uma vez que ela precisa absorver cerca de 80 kg de N para produzir 1000 kg de grãos (CARCIOCHI et al., 2019). Sendo assim, a utilização de inoculantes para a soja se torna um aliado para aumentar o rendimento final da cultura, pois esta prática, além de disponibilizar nitrogênio para a planta, também pode conferir para as plantas resistência, tanto para fatores abióticos como para fatores bióticos (BARBOSA et al., 2021).

Além disso, na atualidade, há uma crescente preocupação com a poluição de recursos da atmosfera e hídricos devido ao uso excessivo de fertilizantes nitrogenados. Neste sentido, o uso de inoculantes é uma alternativa importante em questão deste problema. Além disso, quando utilizada de forma correta, pode proporcionar incrementos produtivos na cultura da soja (BRACCINI et al., 2016).

Práticas de manejo e condições edafoclimáticas influenciam diretamente na eficiência dos inoculantes (BRACCINI et al., 2016). Neste sentido, Hungria et al. (2013) afirmam que mudanças climáticas globais, tais como o aumento das temperaturas e longos períodos de seca, podem comprometer os efeitos biológicos favoráveis dos inoculantes para as culturas. Por outro lado, Zeffa et al. (2020) constatou que a prática da co-inoculação na cultura da soja proporciona incremento na produtividade. Isso porque seus efeitos benéficos estão associados a características que impactam positivamente no rendimento final, como biomassa das raízes, parte aérea e nódulos, assim como o número de nódulos.

Diante do exposto, esta revisão bibliográfica tem como objetivo trazer, em um âmbito geral, possíveis benefícios da inoculação e co-inoculação em sementes de soja.

Cultura da soja

A soja (Glycine max) é considerada uma das principais culturas do Brasil (HUNGRIA et al., 2013). Ela pode ser utilizada como ingrediente para a formulação de rações para a alimentação animal, biocombustível e óleo de cozinha, assim como na indústria alimentícia em geral (BARBOSA et al., 2021). Neste sentido, a soja é uma importante fonte de proteína para a alimentação humana, além de proporcionar rações de alta qualidade nutritiva para a alimentação animal (CARCIOCHI et al., 2019).

Na safra 2020/2021 a área semeada de soja no Brasil foi de 39.195.600 hectares, obtendo uma produtividade média de 3.525 kg/ha, resultando em uma produção nacional de 138.153 mil toneladas. Já no Rio Grande do Sul a produtividade total da cultura da soja foi de 20.787,5 mil toneladas, com a produtividade média chegando aos valores de 3.433 kg/ha, em uma área semeada de 6.055.200 hectares (CONAB, 2022).

Dentre as plantas oleaginosas, a soja ganha destaque, sendo considerada uma das principais culturas do mundo (CARCIOCHI et al., 2019). Já no âmbito nacional, a produção de soja vem ganhando destaque nos últimos anos, devido, principalmente, ao incentivo à produção, fruto dos bons preços de comercialização e pesquisas de alto impacto referente a esta cultura (DALL’AGNOL, 2011).

Breve histórico da inoculação

Foto de Dr. Tiago Pedó

Dr. Tiago Pedó

Professor da Carreira do Magistério Superior na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas. Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Agronomia com ênfase em Produção Vegetal / Fisiologia da Produção PPGSP Agrícola Familiar. Doutor pelo PPGC&T de Sementes, nas áreas de fisiologia da produção, do estresse e de sementes de plantas de lavoura. Pós Doutor no PPGC&T de Sementes, na área de pseudocereais. Possui Curso Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen/Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve projetos de pesquisa em parceria com Professores da Universidade Federal do Rio Grande e Universidade Federal Fronteira Sul, e com Pesquisadores da EMBRAPA Clima Temperado. Atualmente integra o corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes e do Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes, sendo o atual Coordenador do Curso (PORTARIA Nº 1037, DE 25 DE ABRIL DE 2019) e do PPG (PORTARIA Nº 1552, DE 08 DE OUTUBRO DE 2020), com inserção em países da América Latina e com convênio ativo com a Asociación de Productores de Semillas Del Paraguay (APROSEMP) (EDITAL Nº 163/2019). Representante titular da FAEM junto Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (APASSUL). Orienta alunos de Iniciação Científica, TCC, estágio final, monografia, Mestrado e de Doutorado. É revisor de periódicos Nacionais e Internacionais, especializados na área de Plantas de Lavoura e Sementes. Possui experiência na área de Agronomia com ênfase em Fitotecnia, Plantas de Lavoura, Produção e Beneficiamento de Sementes, Fisiologia da Produção e do Estresse das Plantas de Lavora. Participar de projetos de pesquisa e extensão como Coordenador e colaborador na FAEM-UFPel.
Ver outros conteúdos deste autor

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não deixe sua carreira para depois

Experimente agora e conheça todas as funcionalidades e benefícios da plataforma Elevagro.

Conheça a plataforma

Enriqueça seu conhecimento sobre o campo

Acesse gratuitamente os materiais ricos exclusivos da Elevagro.

VEJA TAMBÉM

Bactérias fitopatogênicas: o que são e como lidar
  • Doenças
  • 27/01/2025

Bactérias fitopatogênicas: o que são, suas caracterí...

As bactérias fitopatogênicas representam um desafio significativo para a produção agrícola global. Essas bactérias podem causar doenças que afetam a...

Ver mais
Germinação de sementes: o que é e como ocorre
  • Sementes
  • 13/01/2025

Germinação de sementes: o que é e como ocorre

A semente tem a função de perpetuação e multiplicação das espécies. É o elemento principal no estabelecimento, expansão, diversificação e...

Ver mais
Tendências do agronegócio para 2025
  • Mercado, Produtividade
  • 16/12/2024

Tendências do agronegócio 2025: tudo que você precis...

Com uma previsão de aumento para 8 bilhões de pessoas no mundo em 2050, o cenário atual da agricultura exige...

Ver mais
Ver mais artigos

Expanda seu conhecimento. Explore nossos cursos do agronegócio.

Confira os cursos
Logo Elevagro
Conhecimento que transforma a produtividade do agronegócio.
  • INSTITUCIONAL
  • Quem somos
  • Perguntas frequentes
  • Termos de uso e serviços
  • Política de privacidade
  • APRENDA
  • Cursos
  • Trilhas
  • Plataforma de cursos
  • Especialização
  • Pós-graduação
  • Elevagro Corporate
  • CONTEÚDOS
  • Blog
  • Seja um criador de conteúdo
  • CONTATO
  • Fale conosco
  • relacionamento@elevagro.com
  • (51) 9 9879-4278
  • Trabalhe conosco
Logo Google
WebShare a SEO First company © Copyright - Elevagro - Todos os direitos reservados