Conheça as características e propriedades de um bom substrato
Neste material, você vai conhecer um pouco mais sobre:
- A importância do substrato
- A composição do substrato
- As propriedades que um bom substrato deve ter
O substrato é o meio em que se desenvolvem as raízes das plantas cultivadas fora do solo – in situ. Ele serve de suporte para as plantas, podendo ainda regular a disponibilidade de nutrientes e de água (KÄMF, 2000).
Diferentemente das plantas cultivadas no solo, o espaço que as plantas têm para se desenvolver em recipientes é reduzido. E essa variação de espaço vai refletir também na necessidade de irrigação e de nutrientes, já que no caso dos recipientes as raízes têm menor área física para possibilitar seu desenvolvimento e para a absorção de água e nutrientes (Figura 1).
Limitar o desenvolvimento do sistema radicular acaba afetando positiva ou negativamente a produtividade da planta que ali se desenvolve, seja na produção de biomassa vegetal, na floração ou na frutificação. Assim, a composição dos substratos é de suma importância, pois este deve fornecer condições ideais para o pleno crescimento e desenvolvimento das plantas.
Os substratos são constituídos por três fases, que conforme a composição das misturas de materiais têm diferentes proporções: sólida, que retém a umidade e suporta a planta; líquida, que fornece água e nutrientes às raízes; e gasosa, que é responsável pelo suprimento de ar, permitindo as trocas gasosas.
Já pensou em formular seu próprio substrato?
Para formular uma composição de substrato, a escolha dos materiais deve seguir alguns critérios:
- ter baixo custo e disponibilidade na sua região;
- boa capacidade de retenção de água e drenagem;
- baixa densidade, porém, consistência e durabilidade;
- ser isento de agentes patogênicos.
Essas características estão relacionadas às propriedades biológicas, físicas e químicas do substrato.
Propriedades biológicas:
isenção de agentes patogênicos (bactérias, vírus, fungos e nematoides) e de sementes de espécies invasoras ou indesejáveis, ter boa relação C/N (carbono/nitrogênio).
Propriedades físicas:
boa densidade, porosidade e capacidade de aeração e retenção de água.
Propriedades químicas:
bom pH, ter boa CTC e poder tamponante, observar a salinidade e o teor total de sais solúveis (TTSS) e a condutividade elétrica (CE).