O material destaca algumas características que auxiliam na identificação de três espécies de percevejos que atacam a cultura da soja:
- Euschistus heros (Percevejo-marrom)
- Piezodorus guildinii (Percevejo-verde-pequeno)
- Nezara viridula (Percevejo-verde)
Euschistus heros (Percevejo-marrom)
Ovos
Os ovos são colocados em folhas e vagens. Normalmente são alocados em pequenos grupos, que variam de 5 a 10 ovos distribuídos em duas fileiras. Apresentam coloração amarelada (Figura 1) e se tornam mais rosados com a proximidade da eclosão.
Ninfas
As ninfas passam por 5 estádios. Iniciam a alimentação a partir do segundo ínstar, entretanto os danos causados em sementes/grãos acontecem a partir do terceiro ínstar (Figura 2 e 3).
Adultos
Os adultos têm coloração marrom escura e podem viver em média 116 dias. No pronoto apresenta duas expansões laterais semelhantes a espinhos (Figura 4).
Piezodorus guildinii (Percevejo-verde-pequeno)
Ovos
Os ovos são observados preferencialmente em vagens, mas também podem ser encontrados nas folhas e no caule. São dispostos em duas fileiras, que totalizam em média de 12 a 18 ovos de coloração preta.
Ninfas
As ninfas passam por 5 estádios. Do primeiro ao terceiro ínstar apresentam coloração preta com alguns detalhes avermelhados (Figuras 6 e 7). No quarto e no quinto, possuem coloração esverdeada.
Adultos
Os adultos apresentam coloração verde clara, na parte dorsal do tórax próximo a cabeça, tem uma listra transversal marrom-avermelhada (Figura 8). Podem viver em média 100 dias.
Nezara viridula (Percevejo-verde)
Ovos
Os ovos são colocados em grupos, que variam de 60 a 200 ovos. Eles podem ser encontrados na parte inferior das folhas ou em locais mais protegidos nas plantas de soja. Apresentam coloração amarelada e ficam rosados quando próximos da eclosão (Figura 9).
Ninfas
As ninfas passam por 5 estádios. No primeiro ínstar apresentam coloração laranja, no segundo e terceiro, possuem coloração preta e manchas brancas no dorso (Figura 10 e 11). Começam a se alimentar e causar danos em grãos/sementes de soja a partir do terceiro ínstar.
Adultos
Os adultos têm a coloração verde (figura 11). Entretanto apresentam variações na tonalidade, que variam entre as regiões, e podem apresentar coloração alaranjada e amarela.
Referência
HOFFMANN-CAMPO, C. B.; CORRÊA-FERREIRA, B. S. Soja: manejo integrado de insetos e outros artrópodes-praga. Embrapa, 2012.