Ciclo biológico desse nematoide.
-
Fase infectiva
-
Sua capacidade de sobrevivência
-
Tipo de reprodução
Ciclo biológico de Rotylenchulus reniformis:
O ciclo de vida do nematoide reniforme (ovo a ovo) se completa, em condições favoráveis, em torno de 21 dias.
Após o desenvolvimento embrionário, forma-se o juvenil do primeiro estádio, denominado de J1, em 5 a 8 dias. Ainda dentro do ovo, o J1 passa pela primeira ecdise, evoluindo para a fase de J2.
Após eclosão, que ocorre espontaneamente, inclusive em água, os J2s, que são móveis e vermiformes, migram no solo.
Os J2, ainda no solo, passam por mais três ecdises, tornando-se, sequencialmente, as fases J3, J4 e adulta; machos ou fêmeas. Essas fases evolutivas ocorrem inteiramente no solo, sem que os espécimes se alimentem.
Essas fêmeas de Rotylenchulus reniformis são denominadas de imaturas, pois, mesmo possuindo uma vulva bem visível, o aparelho reprodutor não se encontra totalmente desenvolvido. Elas possuem formato de rim, por isso a nomenclatura reniforme.
Em média, ocorrem iguais números de machos e de fêmeas imaturas nas populações do solo. Nessas condições, e sem uma planta hospedeira por perto, os J2s, fêmeas imaturas e machos, podem permanecer muito tempo no solo sem se alimentar em anidrobiose. Ainda nessa condição, segundo dados de pesquisa, esses indivíduos podem permanecer viáveis por sete meses em solo com 3,3% de umidade a 27ºC.
Com a sua alta capacidade de sobrevivência, o nematoide reniforme atravessa entressafras, invernos frios e verões quentes e secos. Por isto, são considerados organismos muito resistentes, o que torna o seu controle ainda mais difícil.
Apenas as fêmeas imaturas são infectivas, ou seja, a única forma que penetra (parcialmente) nas raízes para se alimentar e completar o desenvolvimento corpóreo, inclusive o sexual.
Os machos não se alimentam, mas são ativos sexualmente. A reprodução se dá apenas por anfimixia (reprodução sexuada).