Em agosto, na primeira edição do ano do Elevagro Experience, com o tema carreiras em agronegócio, falamos sobre os desafios de estudar e trabalhar fora com os convidados Mariana Pizani, Marcelo Picoli e o time Agro Connection, representados pelo Alexandre Tonon Rosa, Carlos Pires e Rafael Ramon.
Confira a seguir algumas dicas que os convidados deixaram para quem tem interesse em seguir carreira no exterior:
-
Buscar experiências fora do Brasil é importante para quem quer se diferenciar no mercado de trabalho, ter uma formação diferenciada, ou ainda para quem tem interesse em ter uma carreira internacional. Porém, este objetivo tem seus desafios, um deles é a língua. Esta é a primeira dica, se prepare ao máximo para minimizar o impacto da mudança na sua capacidade de comunicação.
-
Invista no networking. Essa dica se aplica para qualquer situação, para quem deseja estudar ou trabalhar tanto no Brasil como fora dele. Busque parcerias, invista em pessoas, pratique o networking e o compartilhamento de ideias e de informações, estabeleça uma rede de contatos. É por meio dela que podem surgir as melhores oportunidades para sua carreira.
-
As experiências no exterior contribuem não somente para melhorar seu currículo, mas também para crescimento pessoal e intelectual, promovendo uma formação diferenciada, já que contribui com o desenvolvimento de novas experiências e habilidades que podem te diferenciar no mercado de trabalho.
-
Buscar novas oportunidades também favorece e traz maior autoconhecimento, o que permite que você se entenda e saiba quais são suas habilidades e competências, possibilita usar isso a seu favor no trabalho, com os colegas e, principalmente, na busca por crescimento profissional. Permite também descobrir quais são os pontos que você precisa melhorar para ser um profissional melhor.