Em mais um Boletim Agroclimatológico publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), são apresentadas informações meteorológicas focadas no agro, com o objetivo de auxiliar os produtores rurais em suas atividades.
Veja a seguir um resumo sobre as expectativas para temperatura, chuva e armazenamento de água no solo, por região do Brasil.
Acesse o boletim na íntegra e outros aqui.
Região Norte
Chuvas: são esperadas chuvas acima da média em praticamente toda a região, devido principalmente à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) (Figura 1a).
Temperatura do ar: deverá prevalecer próxima da climatologia em praticamente toda a região, exceto no centro-norte do Pará, leste do Amazonas e Amapá, onde são previstas temperaturas abaixo da norma climatológica, devido a presença de nebulosidade e dias consecutivos com chuva (Figura 1b).
Armazenamento de água no solo: o balanço hídrico continua indicando a manutenção de áreas com armazenamentos elevados em praticamente toda a região nos próximos três meses. Entretanto, em áreas do extremo norte da região, como em Roraima, os níveis de
água no solo podem continuar baixos (Figura 2a, 2b e 2c).
Figura 1 – Previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar do multi-modelo INPE/INMET/FUNCEME para o trimestre FMA/2023. Fonte: INMET.
Região Nordeste
Chuvas: a previsão indica chuvas acima da média em praticamente toda a região.
Ressalta-se que o trimestre fevereiro-março-abril, corresponde ao período chuvoso na parte norte do Nordeste, que são ocasionadas principalmente pela a atuação da ZCIT, além do padrão de águas ligeiramente mais aquecidas próximas à costa que favorece o deslocamento deste sistema mais para sul de sua posição climatológica (Figura 1a).
Temperatura do ar: deve se manter próxima da média histórica em quase toda região, exceto no centro sul da Bahia, onde deve ser ligeiramente acima da climatologia nos próximos meses (Figura 1b).
Armazenamento de água no solo: A previsão de chuvas dentro ou acima da média em grande parte da região, em especial no MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) pode auxiliar na manutenção da umidade no solo e beneficiar as culturas na região, principalmente no mês de março. Em áreas do norte da região, há previsão de aumento das chuvas e consequente elevação da umidade do solo a partir de fevereiro (Figura 2a, 2b e 2c).
Região Centro-Oeste
Chuvas: A previsão indica tendência da precipitação ser ligeiramente acima da média histórica do Mato Grosso por conta da canalização de umidade oriunda da Região Norte que pode causar dias consecutivos com chuva. Para o restante da região, são previstos totais de chuvas próximas e ligeiramente acima da climatologia do trimestre. Já no sul do Mato Grosso do Sul, as chuvas devem ser ligeiramente abaixo da média (Figura 1a).
Temperatura do ar: se espera que as temperaturas devem ser próximas e ligeiramente
acima da climatologia nos próximos meses, principalmente no Mato Grosso do Sul e
centro sul de Goiás e Distrito Federal (Figura 1b).
Armazenamento de água no solo: O estabelecimento da estação chuvosa na região foi importante para a manutenção dos níveis de água no solo e o bom desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. As chuvas dentro ou acima da média climatológica previstas pelo
modelo, principalmente em março, poderão favorecer a manutenção dos níveis de água
no solo e beneficiar o desenvolvimento e as fases finais dos cultivos de primeira safra,
como soja, milho, feijão e algodão. Já em áreas do sul de Mato Grosso do Sul, pode
haver uma redução dos níveis de umidade no solo (Figura 2a, 2b e 2c).
Região Sudeste
Chuvas: são previstas chuvas abaixo da média histórica no Rio de Janeiro, Espírito
Santo e grande parte de Minas Gerais. Em São Paulo e no sul de Minas Gerais, a
previsão indica totais de chuvas próximos e ligeiramente abaixo da climatologia do
trimestre (Figura 1a).
Temperatura do ar: deve ser ligeiramente acima da média histórica em Minas
Gerais e em São Paulo (Figura 1b). Nas demais áreas, as temperaturas deverão
permanecer próximas à média.
Armazenamento de água no solo: o estabelecimento da estação chuvosa na região foi importante para a manutenção do armazenamento de água no solo e o bom desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Entretanto, a previsão de chuvas dentro ou ligeiramente abaixo da média, principalmente em fevereiro e em abril em grande parte da região pode impactar negativamente os níveis de água no solo, principalmente em áreas do norte de Minas Gerais, no oeste de São Paulo e no Espírito Santo. Apesar disso, os grandes volumes de chuva observados nos últimos meses podem contribuir para amenizar o impacto nas culturas agrícolas, caso haja redução dos níveis de água no solo nessas áreas durante o trimestre (Figura 2a, 2b e 2c).
Região Sul
Chuvas: a previsão é de chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média climatológica
nos próximos meses, principalmente no oeste de Santa Catarina e do Paraná, além do
centro sul do Rio Grande do Sul (Figura 1a).
Temperatura do ar: deverá prevalecer acima da média histórica durante o trimestre, principalmente no Rio Grande do Sul (Figura 1b).
Armazenamento de água no solo: A redução das chuvas em grande parte da região que foi causada principalmente pela persistência do fenômeno La Niña, em especial no Rio Grande do Sul, causou restrição hídrica nos cultivos de primeira safra. Além disso, a previsão de chuvas abaixo da média pode reduzir ainda mais os níveis de água no solo, principalmente
em áreas do extremo sul do Rio Grande do Sul. Isto pode impactar negativamente as
culturas agrícolas que se encontrarem em estádios fenológicos mais sensíveis como
a soja e o milho em primeira safra, além da cultura do arroz irrigado, que vem sofrendo com
a redução dos níveis dos reservatórios nas áreas produtoras (Figura 2a, 2b e 2c).
Figura 2 – Previsão de armazenamento de água no solo (%) para os meses de (a) fevereiro/2023, (b) março/2023 e (c) abril/2023 no Brasil, considerando capacidade de água disponível (CAD) de 100 mm. Fonte: INMET.
Fonte: Boletim Agrometeorológico Mensal. v. 58. N. 2. Fev 2023. Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Disponível em: <https://portal.inmet.gov.br/boletinsagro#>. Acesso em 02 mar. 2023.