Ter um Estoque não é uma tarefa fácil, pois requer constante envolvimento da equipe, e também de processos, que podem levar o seu negócio à expansão no mercado. Neste artigo, temos a colocação de três pontos básicos e principais para que o seu estoque tenha segurança daquilo que está sendo disponibilizado ao cliente, afinal, a satisfação do cliente é a prioridade.
1 – Ter controle de entrada e saída dos produtos.
Deve ser feito o acompanhamento de todos os produtos que entram e saem do estoque, pois a partir disto será feito o planejamento de vendas para o cliente final, e com isso, impossibilitando erros que possam ser cometidos no processo de venda e entrega. Pois em todos os estoques, sejam eles de qualquer segmento no mercado, a prioridade sempre será o cliente.
2 – Ter atenção ao vencimento/data de validade das mercadorias
Deve-se ter um acompanhamento referente às datas de validades dos produtos, utilizando o método de armazenagem conhecido como PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai).
Esse cuidado evitará, portanto, que os mesmos vençam em estoque, o que geraria um custo de perda de materiais vencidos que devem ser descartados.
3 – Realização de inventário rotativo.
Deve ser realizado o inventário todos os meses, verificando assim a acuracidade de estoque, onde o físico deve ser igual ao sistema.
Além de sabermos a quantidade exata dos produtos e mercadorias, teríamos também a ciência de que o produto que foi planejado ou vendido ao cliente, de fato está disponível para este. Evitando assim quaisquer transtornos de o cliente adquirir algo que não tenho fisicamente.
Ao seguir estes 3 pontos, o estoque estará sempre organizado, fiel ao sistema e seguro.