Euschistus heros é uma das principais pragas da soja, assim como outros percevejos, como Piezodorus guildinii (Percevejo-verde-pequeno) e Nezara viridula (Percevejo-verde), se diferenciando destes por apresentar algumas características distintas quando adulto, como uma pinta branca que possui no final do escutelo, coloração marrom escura e duas expansões laterais semelhantes a espinhos no pronoto.
Os danos do percevejo-marrom na cultura da soja advém do seu hábito de sugar de seiva dos ramos, hastes e de vagens da planta, comprometendo a formação dos grãos e a sua qualidade, afetando diretamente a produtividade. Os grãos atacados ficam menores, enrugados, chochos e com cor mais escura que o normal, se a ação do percevejo não leva ao abortamento das vagens, além de poderem apresentar doenças ,como a mancha-fermento, causada pelo fungo Nematospora corily Peglion, que é transmitido durante a alimentação.
Além de diminuir a qualidade, a viabilidade e o vigor, o dano de E. heros nas sementes gera alterações nos teores de proteína e de óleo. Outro dano importante do ataque de percevejos, é o retardamento da maturação da planta de soja, que retém as folhas e fica com a haste verde, dificultando a colheita.